top of page

Sete dicas para se mandar para o exterior

Especialista orienta sobre principais passos a considerar na hora de planejar a temporada fora do país

para quem está pensando em passar uma temporado no exterior, seja para aprender um novo idioma, ampliar o networking, adquirir novos conhecimentos ou aprender uma nova cultura e até agregar pontos importantes no currículo, existem algumas informações a levar em consideração na hora de fazer o planejamento e fazer as malas.

Marina Jendiroba Moura, Diretora Executiva da agência Mais Intercâmbio, destaca que existem paises que estão mais atrativos, em virtude da moeda não estar tão valorizada frente ao real. Como é o caso de Austrália, Canadá e Nova Zelândia, que apresentam uma taxa de câmbio mais favorável, em relação ao dolár americano, em até 30%. Segundo ela, independente do destino, a maior procura é por cursos de idiomas, e que eles são extremamente valorizados no mercado de trabalho, podendo ser o grande diferencial para vencer a disputa por uma vaga.

"Vivendo no exterior, seja em uma curta ou longa temporada, a pessoa consegue melhorar o conhecimento da língua local, ganha segurança na fala, até obter a fluência. Aliado a isso, é importante considerar que a experiência no exterior ajuda a pessoa a aprender a lidar com o inesperado, se tornar mais resiliente, flexível, adaptável, aberto a culturas e modos de viver diversos. Tudo isso é muito enriquecedor e conta a favor no ambiente profissional. Além disso, o intercâmbio possibilita a construção de relacionamentos com pessoas de todas as partes do mundo. Esse networking é valorizado principalmente por multinacionais, que precisam de pessoas que possam se conectar com pessoas de outras cidades ou países e, futuramente, tornarem-se líderes globais", destaca Marina.

Em relação aos destinos, as opções são diversas. Desde os mais tradicionais para intercâmbio, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, até os mais exóticos. O melhor de tudo é que se bem planejado, a bagagem adquirida durante o período de intercâmbio é um investimento que além de render pontos extras profissionalmente, pode ser capaz de despertar o autoconhecimento em um curto espaço de tempo, proporcionar uma nova visão sobre o mundo e estimular o desenvolvimento de habilidades.

Para aqueles que ainda tem dúvidas sobre por onde começar o planejamento e os preparativos para uma temporada no exterior, a Marina Jendiroba Moura separou algumas dicas essenciais:

FINANÇAS

Analise suas finanças pessoais antes de definir o destino e o tempo de viagem. Assim, dá para saber quanto é possível reservar por mês. Depois disso fica mais fácil projetar uma data de embarque. É muito importante definir a data, mesmo que mude. Esse será o ponto de partida para tomar todas as decisões referentes ao intercâmbio, inclusive o destino.

PASSAPORTE

Faça o seu passaporte o mais rápido possível. Às vezes, esse processo pode ser demorado. Se já tiver, verifique a validade e as condições físicas do documento (se está rasgado, por exemplo).

ANTECIPE-SE

Quanto antes você fechar o seu intercâmbio, mais você poderá parcelar. Faça sempre seguro-saúde.

DESTINO

Pesquise sobre os destinos que você têm em mente. É importante conhecer um pouco sobre clima, legislação e custo de vida antes de bater o martelo. Avalie se você prefere metrópoles ou cidades pequenas e típicas.

FAÇA UMA LISTA

Liste todos os gastos que você terá, incluindo os custos com curso, acomodação, alimentação, passagem, seguro saúde etc.

PERÍODO DE VIAGEM

Tente pensar em uma viagem em baixa temporada, porque passagem aérea, acomodação e curso podem sair mais em conta. Durante as altas temporadas é comum que as escolas cobrem uma taxa extra. O período de alta temporada varia de escola para escola, mas geralmente é no verão e em feriados importantes do país de destino.

PASSAGEM

Em relação à passagem aérea, quanto mais cedo se compra, maiores as chances de se conseguir um bom preço. É bom ficar atento porque alunos com até 35 anos têm direito a passagem de estudante, que oferece tarifas mais convidativas e maior flexibilidade para mudanças nas datas de embarque.


zOOm

Foto: Banco gratuito do Pixabay

bottom of page