top of page

Próxima edição do Click a Pé circula pelas ruas do Bixiga

O “Click a Pé”, projeto de passeios para fotografar as cidades chega à quinta edição neste domingo (20), a partir das 10h, partindo da Escadaria do Bixiga, zona central de São Paulo. Idealizado pela fotógrafa e arquiteta Mariana Orsi, o evento é gratuito e voltado tanto aos clicadores profissionais quanto amadores. Para participar, os interessados devem se cadastrar no site www.projetoclickape.com.br. O roteiro a ser percorrido também inclui: a Praça Dom Orione, que neste dia da semana recebe uma feira de antiguidades; trecho da Rua dos Ingleses em que se concentram casarões do início do século XX, e a Rua Treze de Maio, onde estão localizadas a Igreja Nossa Senhora da Achiropita e principais cantinas e bares do bairro. No encerramento, uma mini praça com food trucks receberá o público, que ultrapassou 300 pessoas na última edição.

Assim como nas saídas anteriores (Minhocão I região da Praça da Sé I Museu de Arte Contemporânea de São Paulo e Parque do Ibirapuera I Pinacoteca e Parque da Luz), a próxima conta com a presença especial do arquiteto Jorge Bassani, Professor Doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo I FAU-USP. Bassani é um dos autores do livro “São Paulo: Cidade e Arquitetura I Um Guia”. No início do passeio, ele apresenta detalhes da história e curiosidades do destino escolhido, contribuindo assim para a conceituação das fotos.


Além da própria Mariana Orsi, o evento terá outros quatro fotógrafos e o arquiteto Guga Leoni atuando como “monitores” para dar dicas e tirar dúvidas dos participantes sobre macetes técnicos. “Qualquer um pode aproveitar o encontro ou para trocar experiências ou aprender mais, por exemplo, de composição e sobre leitura de projetos arquitetônicos”, complementa a fotógrafa. Na equipe Click a Pé, também estão os fotógrafos Michelle Moll, do site Naked Fotografia (www.nakedfotografia.com.br), Júlio Acevedo, Marcello Orsi e João Paulo Oliveira.


O projeto tem a intenção de promover uma redescoberta das cidades por meio da fotografia e da arquitetura, apurar o olhar sobre o entorno e ainda reunir pessoas com interesses em comum, fomentando a discussão sobre essas artes. Após 12 saídas (que também vão acontecer em outras capitais), as melhores imagens serão reunidas em uma exposição, em dezembro de 2016.


www.projetoclickape.com.br


Foto: Mariana Orsi/ Divulgação

bottom of page