top of page

Quatro equipes brasileiras competem na etapa final de prêmio internacional de sustentabilidade

Chega à etapa final a sétima edição do EcoDesafio, concurso que tem como objetivo encontrar jovens empreendedores que proponham soluções inovadoras e viáveis para desafios ambientais. Promovida pela PepsiCo LAB e a Young Americas Business Trust (YABT), esta edição contará com a presença de quatro equipes brasileiras na final. O resultado da iniciativa, realizada na América Latina e Caribe, será anunciado entre os dias 10 e 11 de junho, em Santo Domingo, na República Dominicana.


O desafio vai premiar os jovens mais talentosos que desenvolverem projetos nas seguintes categorias: ‘Agricultura Sustentável envolvendo frutas e legumes’, ‘Reciclagem de PET’, ‘Água (acesso à água)’ e ‘Aplicativos para o consumidor eco-amigável (plataformas ou processos para ensinar sobre o tema)’. O programa é voltado para jovens com idade entre 18 e 34 anos.


Os vencedores de cada categoria receberão US$ 5.000 para desenvolver seus projetos, além de treinamentos e a oportunidade de conversar com empresários de todo o continente americano.


“O apoio ao Eco Desafio faz parte da estratégia global de sustentabilidade ambiental da PepsiCo, que está diretamente relacionada à nossa visão de negócios de Performance com Propósito e visa, entre uma série de outros pilares, a preservação de recursos naturais. Além disso, a competição incentiva os jovens que têm boas ideias e iniciativas a reduzir de forma empreendedora os impactos no meio ambiente”, ressalta Cristiane Lopes, gerente de Cidadania Corporativas da PepsiCo Brasil.


Conheça o projeto dos quatro brasileiros finalistas do Eco Desafio:


Clorador Digital


Na categoria Água, com o projeto Clorador Digital por Difusão, Jonathan Ramos e Henrique de Oliveira Fadoni dedicam-se a purificar as águas contaminadas em lagos e reservatórios. A dupla propõe a instalação de uma bomba d’água com um compartimento de cloro dentro dos tanques. Por meio de sensores, localizados na superfície e fundo dos compartimentos, avalia-se a quantidade da substância necessária para purificar o conteúdo existente.


Ecopoints


Já o projeto Ecopoints, de Rafael Martins Buck de Godoy e Vitor Pereira de Freitas, trata-se de um aplicativo que calcula em tempo real o quanto de gases que contribuem para o efeito estufa cada usuário deixou de emitir ao se deslocar de um ponto para outro. O cálculo é feito por meio de geolocalização e, ao final, converte a contribuição em pontuação que pode ser trocada por descontos em produtos e serviços. A disputa será na categoria de aplicativos.


Pague Verde


O Pague Verde, de Marcelo Andriolli e equipe, é uma plataforma que pondera e incentiva o consumo consciente e sustentável de energia. O processo é realizado por meio de benefícios devolvidos em forma de cupons de desconto. Todo mês, ao fechar o consumo, é realizada uma análise daquele período com a média histórica do ano anterior. Se o usuário obtiver um consumo abaixo dela, ele pontua. Os pontos acumulados podem ser trocados por descontos em produtos ou serviços oferecidos pela plataforma. A disputa também será na categoria de aplicativos.


Reaproveitamento de Coco


Por último, na categoria Agricultura Sustentável, o projeto Reaproveitamento de Coco, de Tamires Barreto e equipe, busca propor uma alternativa para o resíduo do coco verde, tornando sua fibra e pó em matéria prima rentável. A produção baseia-se na captação, seleção, extração da fibra, peneiramento, tratamento e prensagem. Ao fim, é gerado um subproduto, o pó, que após tratamento já está pronto para ser utilizado na agricultura e jardinagem. Além disso, através da formulação de placas da fibra é possível desenvolver divisórias e revestimentos para construção civil, caixas para embalagens ecológicas, entre outras aplicações.


O concurso é patrocinado pela PepsiCo LAB desde 2010, e é realizado em parceria com a Young Americas Business Trust (YABT), como parte da Competição de Talento e Inovação das Américas. A avaliação dos projetos foi feita por ambas as organizações, PepsiCo LAB e YABT.


Eco Desafio


O Eco Desafio é uma competição realizada nos países da América Latina e nos Estados Unidos pela PepsiCo LAB e pela Young American Business Trust (YABT) e faz parte da competição Talento e Inovação das Américas, da TIC Américas. A iniciativa recebe ideias ou projetos empreendedores que proponham soluções para desafios ambientais.


Em 2013, o Eco Desafio premiou a equipe brasileira Courrieros com a proposta de oferecer um serviço de entrega utilizando bicicletas na cidade de São Paulo. O Ecolivery Courrieros, como foi chamado o projeto, é uma forma alternativa que não utiliza combustível fóssil e não emite CO2 na atmosfera.


Sobre Young Américas Business Trust

A Young Americas Business Trust (YABT) é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em cooperação com a Secretária Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) para promover o desenvolvimento econômico e social dos jovens no hemisfério ocidental e em todo o mundo. A YABT executa uma série de atividades voltadas para o empreendedorismo, tendo a TIC Americas como seu principal programa. Para saber mais sobre o YABT, acesse o site www.yabt.net.


Pepsico


Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. Com receita líquida de mais de US$ 63 bilhões em 2015, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas, que inclui as marcas FRITO – LAY®, GATORADE®, PEPSI-COLA®, QUAKER® e TROPICANA®, a companhia possui 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas estimadas anualmente no varejo.


No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais empresas de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e reconhecidas como QUAKER® (cereais, barras de cereais e biscoitos), TODDY® (achocolatado em pó, achocolatado pronto para beber e biscoitos), MÁGICO® (achocolatado em pó), TODDYNHO® (achocolatado pronto para beber),ELMA CHIPS® (pipoca, amendoins, snacks a base de trigo), LUCKY®, TORCIDA®, RUFFLES®, DORITOS®, CHEETOS®, FANDANGOS®e FOFURA®(snacks), EQLIBRI™ e MABEL® (biscoitos), GATORADE® (bebidas esportivas), LIPTON® Ice Tea (chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO® e TROP COCO® (água de coco), H2OH!®, MOUNTAIN DEW® e PEPSI-COLA® (bebidas com gás), e DRINKFINITY® (sistema de bebidas portátil e pessoal).


A companhia conta com 15 plantas e cerca de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de mais de 13 mil funcionários. Desde 1997, a empresa mantém estreita parceria com a Ambev – Companhia de Bebidas das Américas – para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI®, H2OH!®, GATORADE®, LIPTON® Ice Tea e MOUNTAIN DEW®, aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.


No coração da PepsiCo está a Performance com Propósito - nosso objetivo de entregar uma performance financeira ainda melhor e, ao mesmo tempo, criar um crescimento sustentável e valor para os acionistas. Na prática, a Performance com Propósito significa fornecer uma ampla gama de alimentos e bebidas que vão desde os produtos mais saborosos até os mais saudáveis; encontrar formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente e reduzir os custos operacionais; proporcionar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para nossos funcionários a nível mundial; e respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde atuamos.


Para saber mais sobre a PepsiCo Brasil, acesse www.pepsico.com.br ou acompanhe:

· Twitter | @PepsicoBrasil

· Facebook | http://www.facebook.com/PepsiCoBrasil

· PepsiCo Press Releases | http://www.pepsico.com.br/releases/

· PepsiCo Vídeos | http://www.youtube.com/user/pepsicobr


Para saber mais sobre a PepsiCo no mundo, acesse www.pepsico.com ou acompanhe:

· Twitter | @PepsiCo

· Facebook | http://www.facebook.com/PepsiCo

· PepsiCo Blogs | http://pepsicoblogs.com/

· PepsiCo Press Releases | http://www.pepsico.com/Media/Press-Releases.html

· PepsiCo Multimedia | http://multimedia.pepsico.com/

· PepsiCo Videos | http://www.youtube.com/user/PepsiCoVideo


Foto: Divulgação.

bottom of page