top of page

Cinco melhores filmes baseados em games


Aproveitando a chegada do filme Warcraft: O primeiro encontro de dois mundos aos cinemas, a equipe da REDZERO, rede de escolas de games e entretenimento, selecionou os cinco melhores filmes baseados neste nicho cinematográfico e que abriram caminho para o sucesso dessas grandes produções atuais.

Mortal Kombat

"Foi uma das primeiras produções que respeitou a essência do jogo - o que era muito difícil de fazer, considerando um jogo de luta como base. Isso aconteceu porque houve a participação de Ed Boon e John Tobias, idealizadores do game, não deixando nada sair do programado. Ajudou muito também misturar estrelas dos filmes de "pancadaria" - como Cary-Hiroyuki Tagawa (interpretando o vilão Shang Tsung) e Robin Shou (Liu Kang) - com o consagrado ator Christopher Lambert, de Highlander, como Raiden. Os efeitos e a trilha sonora ajudaram a criar o clima, as coreografias de luta foram bem feitas e pronto: um clássico nasceu. O filme é de 1995, mas agrada a todos os fãs e ainda dá de 10 a zero em muito filmes de artes marciais da atualidade" - Thiago Costa, consultor pedagógico.

Resident Evil

"O jogo explodiu em popularidade em meados dos anos 90, com as suas duas primeiras versões para PS One, mas o título só embarcou na indústria do cinema em 2002, com o lançamento do spin-off Resident Evil: O Hóspede Maldito, que conta uma história paralela a que ocorre no jogo através de uma personagem chamada Alice, que acorda sem memória alguma aos arredores de Raccoon City. Neste local, onde ocorrem os eventos dos três primeiros games, é que a personagem se depara com um esquadrão da Umbrella Corporation, que precisa chegar a um laboratório subterrâneo conhecido como Colméia e desligar a inteligência artificial Rainha Vermelha, que exterminou todos os funcionários do laboratório para evitar a infestação do T-vírus, que foi espalhado durante as pesquisas e transformou pessoas em zumbis. O filme não agradou muito os fãs, mas teve várias sequências e o título também teve outras adaptações através de animações. O elenco contou com o peso de Milla Jojovich e foi escrito e dirigido por Paul W. S. Anderson" - Filipe Hudson, Artista 3D.

Lara Croft: Tomb Raider

"Estrelado por ninguém menos que Angelina Jolie, foi um dos primeiros filmes baseados em videogame a atingir sucesso junto ao grande público e traz a heroína lutando contra um vilão que arrisca o planeta por uma viagem no tempo. Detalhe interessante para a atuação de Jolie ao lado de seu pai John Voight e Daniel Craig, atual James Bond" - Andre Mergel, Designer.

Silent Hill

"Talvez o filme baseado em um jogo mais fiel de todos, sendo que algumas das sequências vistas no cinema têm os mesmos ângulos de câmera que as cinemáticas do jogo. Justamente por ser tão fiel, o filme também é criticado por não ter uma linguagem cinematográfica, nem um ritmo muito bons. Infelizmente a bilheteria foi um fracasso e o segundo filme é decepcionante" - Guilherme Franco, Ilustrador.

Prince of Persia

O jogo marca o final dos anos 80, porém, somente em 2010, houve uma adaptação para o cinema baseada nos títulos mais recentes da série, estrelando Jake Gyllenhaal (Dastan), Gemma Arterton (Tamina) e Ben Kingsley (Nizam). O filme trás a história de um príncipe e uma princesa fugitivos, não esquecendo de mostrar as acrobacias impressionantes do jogo e a famosa adaga que utiliza areia mágica para reverter o tempo. Sendo assim, uma adaptação livre para o cinema, mas de certa forma fiel às origens" - Henrique Morato, Desenvolvedor de Jogos.

bottom of page