Camden House promove 1º Festival do Curry

Da tropical à tradicional, da apimentada à mais adocicada, opções não vão faltar no 1º Festival de Curry, que acontece de 28/outubro a 06/novembro no Camden House, no Itaim Bibi, em São Paulo. Com forte influência na culinária inglesa, o curry será a estrela dos pratos preparados pela chef Elisa Hill no gastropub. Receitas exclusivas com esse ingrediente de origem indiana trazem diferentes aromas, cores, texturas e picâncias, ao preço fixo de R$ 53 (por prato).

 O caldo picante criado na Índia há 4 mil anos é o ancestral de todas as outras versões de curry. O curry não é uma especiaria, mas uma mistura delas, normalmente feita com folhas de curry, cúrcuma, sementes de mostarda e assafétida, resina seca cujo sabor lembra o do alho. Quando os ingleses chegaram à Índia, no final do século 18, se encantaram com a mistura de temperos e especiarias. Chamaram-na de curry. A palavra vem de “kari”, termo da língua tâmil, idioma falado no Sul da Índia, que significa caldo temperado. Foram os ingleses os responsáveis por difundirem o curry pelo mundo no formato de um pó amarelo industrializado. “A influência da cozinha indiana na Inglaterra é muito forte. Em Londres, é possível experimentar os melhores pratos indianos do mundo”, explica Elisa Hill, chef do Camden House.

A chef Elisa Hill retoma essas tradições históricas no festival e apresenta um curry artesanal, de inspiração indiana e em receitas encontradas no Sudeste Asiático. São 4 receitas de pratos: o Tikka Masala de Frango (coxa e sobrecoxa de frango desossadas, marinadas e depois cozidas com curry em pasta); a versão mais picante, Curry Vindaloo de Cordeiro (pernil de cordeiro marinado na pasta de curry, uma derivação do prato português "Carne de Vinha d’Alhos", que, na versão da chef Elisa Hill, traz a carne cozida no vinagre de vinho branco); a tailandesa, Curry Massaman Tailandês Bovino (pedaços de paleta bovina marinada em pasta de curry, que leva pimentas vermelhas secas, cardamomo, capim-limão e leite de coco, acompanha berinjelas refogadas) e a versão malaia, Curry Malaio de Pescada Cambucu (o peixe é cozido na pasta de curry malaio, que traz variações exóticas como coentro, cominho, capim-limão, gengibre e coco ralado).

 


Todas as receitas do festival são servidas com arroz basmati cozido, o que equilibra a picância, e o tradicional pão indiano naan, leve, circular, achatado e feito à base de trigo. As versões tailandesa e malaia acompanham, ainda, ervas aromáticas como coentro e manjericão. Nesse clima de viagem gastronômica, com receitas de molho perfumado, difícil vai ser escolher apenas um prato. Além do gostinho de comfort food, o curry tem reconhecidas propriedades medicinais, melhora a imunidade e é rico em antioxidantes, e é tido como afrodisíaco. Um motivo a mais para experimentar suas várias versões e cores durante o festival.

 

Foto: Divulgação.

Please reload

Please reload

Outras notícias

Desenvolvido por

 

 

logocmmais.png