Oficina Cultural Oswald de Andrade oferece cursos gratuitos de audiovisual

Os amantes da sétima arte têm cultura e diversão garantida na Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis.

 

 

É que durante o mês de julho acontecem três oficinas gratuitas: Documentário, estética da não ficção; Web documentário, Hackathon webdoc Bom Retiro; e Diálogos entre literatura e cinema nas produções brasileiras. As atividades são voltadas para jovens e adultos e as inscrições são feitas no site das Oficinas.

 

A Oficina de documentário: estética da não ficção acontece de 20 de julho a 28 de setembro, terças e quintas às 18h30. Nela, Anderson Souza, responsável pela atividade, fala sobre a maneira como o documentarista trata seus personagens e a forma de apresentação do tema para o espectador. O curso propõe uma reflexão sobre as produções audiovisuais do gênero da não ficção desde o advento do cinematógrafo até o fenômeno do YouTube, destacando diversos conceitos: ética, estética, realidade e representação, cópia e simulacro. Além disso, apresenta os processos de pré-produção, produção e pós-produção de documentários na prática.

 

Em Diálogos entre literatura e cinema nas produções brasileiras, que acontece entre 15 de agosto e 19 de setembro – terças às 19h, os participantes leem partes de obras literárias e assistem trechos desses trabalhos adaptados para o cinema, explorando e refletindo sobre questões que envolvem o processo de criação e as semelhanças e diferentes entre as linguagens literária e cinematográfica. Livros e filmes analisados: A hora da estrela, de Clarice Lispector, e sua adaptação audiovisual de Suzana Amaral; Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, e o longa homônimo de Luiz Fernando Carvalho; e Campo Geral, do escritor Guimarães Rosa, adaptado por Sandra Kogut no filme Mutum.

 

Na Oficina de web documentário: Hackathon webdoc Bom Retiro, realizada entre 18 e 23 de setembro – segunda a sábado às 10h, os participantes criam um web documentário coletivo sobre o bairro do Bom Retiro e fazem uma imersão audiovisual no local a partir de oficinas criativas, prática de produção, sessões expositivas e debates. Ministrada por Marina Thomé e Marcia Mansur, a programação inclui saída para gravação, criação de narrativas interativas, pesquisa em acervo e criação de interfaces para plataformas multimídia e mídias sociais. Os participantes discutem conceitos e estratégias para a divulgação do documentário e ações de engajamento do público.

 

SERVIÇO

Oficina de documentário: estética da não-ficção:
20/7 a 28/9, terças e quintas das 18h30 às 21h30 | 18 anos
Inscrições gratuitas no site: até 19/7

 

Diálogos entre literatura e cinema nas produções brasileiras:
15/8 a 19/9, terças das 19h às 21h | 16 anos
Inscrições gratuitas no site: até 10/8

 

Oficina de web documentário: Hackathon Webdoc Bom Retiro
18 a 23/9, segunda a sábado, das 10h às 18h | 18 anos
Inscrições gratuitas no site: até 7/9

 

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e aos sábados das 10h às 18h.
oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
www.oficinasculturais.org.br

 

Foto: Divulgação 

 

Please reload

Please reload

Outras notícias

Desenvolvido por

 

 

logocmmais.png