Muito conhecido pelos pratos funcionais, o Chef Renato Caleffi lança o livro "Na ponta da língua", pela Editora Pandorga. A obra explica todos os benefícios da biomassa de banana verde. O ingrediente é a assinatura de boa parte de seus pratos que também fazem parte da publicação em forma de receitas completas.
Segundo o próprio Renato: “A Bioamassa é prebiótica, ou seja, melhora o funcionamento do intestino, mas também está relacionada à absorção de nutrientes como o cálcio, antioxidantes, reduz o colesterol, fortalece a imunidade, é rica em vitaminas A, B1, B2, melhora a performance gastronômica, não contém glúten, nem lactose ou caseína.”
Ainda assim, ele explica que o principal elemento benéfico da Banana Verde é o amido resistente. “O maior responsável pelo sucesso dos efeitos da banana verde na saúde é o amido resistente. Ele está presente na polpa e na casca da banana verde, não é digerido, mas é absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para produção das bactérias benéficas do intestino.”
Quer uma receita? O chef indica uma que pode ser feita fria ou quente, o que garante o aproveitamento dela em todos os dias do ano!
Sopa Rejuvenecedora de mandioquinha, abacaxi e hortelã
Essa sopa é detox, antiaging, refrescante, exótica e também pode ser servida fria ou quente. O suco de abacaxi suaviza o sabor da mandioquinha e confere seus poderes, entre eles, diurético. A biomassa garantirá as propriedades prebióticas, e a chia, os poderes do ômega3. O hortelã rico em antioxidante melhora o aparelho digestivo; portanto, mais uma sopa indicada para dietas!
Rendimento: 4 porções
Utensílios: Thermomix ou liquidificador, faca, tábua, colher
Ingredientes:
1kg de mandioquinha
400ml de suco de abacaxi
Sal a gosto
Pimenta moída na hora a gosto
Noz-moscada a gosto
1 dente de alho
Punhado de folhas frescas de hortelã
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde
2 colheres de chia
Preparo: Descasque as mandioquinhas, coloque-as na água, o suficiente para cobri-las, e cozinhe-as na thermomix ou numa panela, com o alho. Quando estiverem macias, bata as mandioquinhas com suco de abacaxi, a biomassa de banana verde, o azeite, hortelã, noz-moscada, sal, pimenta a gosto.
Fotos: Divulgação/Editora Pandorga.