top of page

Estreia da mostra ‘Diálogo Design: Polônia Brasil’ no Museu da Casa Brasileira

Dois países, duas culturas e duas histórias se unem para promover um diálogo entre design histórico e contemporâneo. Esse é o intuito da exposição ‘Diálogo Design: Polônia Brasil’, que chega a São Paulo no dia 5 de setembro, terça-feira, às 19h, no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com The Spirit of Poland e Instituto Adam Mickiewicz.


A mostra, que tem curadoria das polonesas Magda Kochanowska e Ewa Solarz e do brasileiro Gabriel Patrocínio, segue o conceito de estabelecer paralelos entre os designers da Polônia e do Brasil. O curador explica que foi a partir da constatação de semelhanças entre a atividade de projetar dos dois países que surgiu a ideia da exposição, e enfatiza o quanto suas culturas se aproximam quando o assunto é design. “Obviamente, existem diferenças históricas e outras influências, que também refletem na produção contemporânea dessas nações, que nos levaram a acreditar que essa justaposição poderia oferecer um rico panorama de atuação e propor, ao mesmo tempo, caminhos para uma eventual colaboração entre os dois países”, comenta Gabriel.


A abertura terá início às 19h, com uma mesa-redonda moderada pelo curador Gabriel Patrocínio e seus convidados Rodrigo Brenner, do Furf Design; Victor Papapelo, do Grande Circular; Magdalena Kochanowska; curadora da mostra; e Weronika Rochacka Gagliardi; do The Spirit of Poland. Seguida por um coquetel, às 20h30.


“A mostra ‘Diálogo Design: Polônia Brasil’ demonstra o objetivo do MCB em dar continuidade às parcerias internacionais, que asseguram a maior heterogeneidade de nossa programação expositiva”, afirma Giancarlo Latorraca, diretor técnico do museu.


“É como se a casa brasileira se abrisse à casa polonesa, numa atitude cosmopolita típica de uma metrópole como São Paulo, trazendo para dentro os objetos de uma nação que contribui para a nossa formação multicultural”, complementa Gabriel Patrocínio, curador da exposição.


A exposição ‘Diálogo Design: Polônia Brasil’ reúne tradição e inovação em 20 cartazes e 25 peças icônicas de mobiliário, vidro e porcelana. Além disso, cinco designers gráficos poloneses e cinco brasileiros foram convidados para retratar dois cartazes, um representando a sua nação de origem e o outro com a sua visão do segundo país da mostra – cartazes que serão distribuídos, gratuitamente, no dia da abertura da exposição.


Jorge Zalszupin - novidade da ‘Diálogo Design: Polônia Brasil’ no MCB

Após uma temporada em Brasília e outra no Rio de Janeiro, a exposição ‘Diálogo Design: Polônia Brasil’ inaugura em São Paulo, no Museu da Casa Brasileira, em versão ampliada: incorpora um recorte com peças de Jorge Zalszupin, arquiteto polonês naturalizado brasileiro e conhecido pela importância da sua contribuição na construção da identidade do design moderno brasileiro. Essa seleção, em homenagem ao designer, será apresentada pela primeira vez na capital paulista.


Por meio dessa pequena mostra, intitulada “JZ: O diálogo personificado", os visitantes poderão conhecer com riqueza de detalhes do trabalho do designer, disposto em duas salas. “Zalszupin personifica o diálogo que buscamos para representar a exposição como um todo. Reunimos um pequeno, mas significativo - quase icônico - conjunto de nove peças projetadas por ele. Isso mereceu um segmento especial”, explica o curador, Gabriel Patrocínio.


Programação


Além da mostra ‘JZ: O diálogo personificado’, a exposição ‘Diálogo Design: Polônia Brasil’ possui uma programação especial no MCB. Confira:


- 5 de setembro, terça-feira, às 19h00

Abertura | Mesa-redonda com Gabriel Patrocínio, Rodrigo Brenner, Victor Papapelo, Magdalena Kochanowska e Weronika Rochacka Gagliardi.


- 6 de setembro, quarta-feira, às 15h

Visita especial com Gabriel Patrocínio e Magda Kochanowska, curadores da exposição.


- 17 de setembro, domingo, às 15h

Apresentação dos filmes Neon (52 min) e Art of Freedom (70 min), no terraço do museu.


- 20 de setembro, quarta-feira, às 15h

Visita especial com Gabriel Patrocínio, curador da exposição.


- 24 de setembro, domingo, às 15h

Apresentação dos filmes Polish dress (63 min) e Art of Disappearing (52 min), no terraço do museu.


- 1 de outubro, domingo, às 15h

Apresentação dos filmes Toys (51 min) e Beats of Freedom (73 min), no terraço do museu.


Mesa-redonda – participantes – 5 de setembro, terça-feira, às 19h:


- Gabriel Patrocínio | o curador e moderador da discussão

Gabriel formou-se pela ESDI/UERJ e obteve seu PhD pela Cranfield University (UK) com tese sobre Políticas Design, premiada em 2014 no 28° Prêmio Design MCB e em 2016 pelo Prêmio Objeto: Brasil. É professor do IFHT/UERJ e membro do Conselho de Ética da ADG Brasil. Fez parte dos Conselhos de Design do MAM-RJ, da Secretaria de Desenvolvimento do Estado do RJ, e da ABEDESIGN. Foi professor e diretor da ESDI. Edita o blog Politicasdedesign.com e em 2015 organizou e lançou o livro “Design & Desenvolvimento: 40 anos depois”. Possui extensa experiência como conferencista internacional na área de design e inovação.


- Magda Kochanowska | a curadora

Curadora de exposições de design, palestrante e consultora. Executou projetos de exposições realizadas no país e no exterior. Em colaboração com o Instituto Adam Mickiewicz, criou conceitos para exposições realizadas em Milão, Saint-Etienne, Istambul, Viena, Madri e Estocolmo e, em 2016, foi responsável pela exposição de design polonês no XXI Internacional Triennale di Milano. Desde 2005 é associada ao Departamento de Design da Academia de Belas Artes de Varsóvia (PhD 2010). Realiza seminários e cursos de teoria e crítica do design e da história mais recente do design.


- Rodrigo Brenner | Furf Design

Furf Design foi fundada por Rodrigo Brenner e Mauricio Noronha, dois jovens e entusiásticos designers de Curitiba, que têm construído uma reputação pelo design de alta qualidade temperado com doses generosas de talento e responsabilidade social. Sua “habilidade especial para atribuir poesia e romance aos objetos” foi destacada por Paula Noe, curadora da Semana de Design de Milão. Está representado na exposição por dois de seus projetos que demonstram suas qualidades, seja ao dar suporte qualificado a uma empresa local para alavancar suas vendas (com a poltrona Costa) ou na releitura de um clássico centenário do design de mobiliário, adaptando suas linhas originalmente retilíneas e duras para uma versão cheia de curvas e balanço.


- Victor Papaleo | Grande Circular

Grande Circular é uma empresa de design gráfico criada em Brasília em 2010 e focada em trabalhar a imagem do cliente através de soluções visuais estratégicas. Procuram interpretar, internalizar e sintetizar valores através de projetos realizados de forma calorosa e com personalidade, desenvolvendo identidades visuais, projetos editoriais, ilustração, embalagem, tipografia, infográficos, cenários e multimídia.


- Weronika Rochacka Gagliardi I The Spirit of Poland

Formada em história da arte pela University of Warsaw (Polônia), com especialização em gestão de design pela University of the Arts London (Inglaterra). Em 2007, passou a integrar o time do renomado Design Council London e, após cinco anos, inaugurou sua própria agência em Varsóvia. Atualmente, Weronika vive na Polônia, onde integra como gerente de parcerias o grupo The Spirit of Poland. Também trabalha com Gestão de Design e Design de Serviços, comandando, ao lado de Magda Kochanowska, a empresa DESIGN PROVISION.


Ficha técnica:

Diálogo Design: Polônia Brasil

Mobiliário: 3 peças

Cerâmica: 5 peças

Vidro: 4 peças

Tradição: 1 tapeçaria; 1 projeto de máscaras metálicas; 1 banco; 1 poltrona; 1 tapeçaria

Inovação: 2 cadeiras metálicas; 3 espelhos em FiDU (metal); 2 bancos; 1 centro de mesa

Cartazes antigos poloneses: 20

Cartazes contemporâneos poloneses e brasileiros: 20

JZ: O Diálogo Personificado: 9 peças


Serviço

Diálogo Design: Polônia Brasil

Abertura da exposição: 5 de setembro às 19h – entrada gratuita sujeita à lotação

Realização: MCB, Culture. PL e The Spirit of Poland

Local: Museu da Casa Brasileira (11) 3032.3727

Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano


Visitação

De terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada

Gratuito aos finais de semana e feriados

Acesso a pessoas com deficiência

Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local


Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br


Foto: Dawid Ryski/ Divulgação.

bottom of page