top of page

Paulistana cria projeto de doação de perucas para pacientes de câncer carentes

Em outubro de 2015, durante um Outubro Rosa, a empresária Débora Pieretti Vivaldi foi diagnosticada com câncer de mama durante a realização de exames de rotina. Quatro meses depois, já durante tratamento rádio e quimioterápico, foi presenteada com uma peruca quando participava de um evento para pacientes oncológicas.


Emocionada com o gesto, começou a atuar pela causa e, em março deste ano, lançou o projeto Amor em Mechas – Transformando Vidas, cujo objetivo é arrecadar doações de cabelo para a confecção de perucas que posteriormente são doadas a pacientes em tratamento quimioterápico, de preferência do SUS.


“Quero que outras mulheres tenham a oportunidade de sentir o que eu estava sentindo e de terem acesso a uma peruca de qualidade gratuitamente", diz Débora. “Nosso objetivo é elevar a autoestima de mulheres que estão em tratamento quimioterápico ou que convivem com a alopecia”.


Investindo nos ideais de associativismo, cooperação e colaboração para atingir um objetivo comum, a empreendedora social firmou parcerias com várias empresas e organizações para que seu sonho virasse realidade. As perucas são produzidas pela Vitória Régia Perucas, companhia que há anos atua no ramo de perucas de alta qualidade de fios naturais. Em média, 1 kg de cabelo rende duas perucas.


Para conseguir os fios, Débora participa de eventos, feiras e congressos com uma urna desmontável de papelão onde as pessoas podem depositar a mecha cortada.


“Participei em agosto de um congresso de recursos humanos e consegui 48 doadoras, que espontaneamente decidiram doar uma mecha de cabelo. É uma gratificação muito grande ver como as pessoas estão dispostas a ajudar”.


Ela ressalta que qualquer pessoa pode doar os cabelos, contanto que a mecha tenha no mínimo 15 cm de extensão, podendo ser tirada da parte de trás e interna dos cabelos, sem cortar no comprimento.


As perucas são doadas para todo o Brasil, sem nenhum tipo de custo às pacientes que as recebem. A peruca é enviada dentro de um kit, batizado de Kit do Amor contendo: a peruca, um lenço de cabeça, um par de brincos ReMimo feito de bijuteria restaurada e um pote de álcool em gel com Aloe Vera (o tratamento oncológico derruba a imunidade da pessoa, que constantemente precisa desinfetar as mãos), fornecido pela Rugol Cosmetic.


A abertura oficial do Outubro Rosa na cidade de São Paulo ocorrerá em 1º de outubro, na Casa das Rosas, das 14h às 18h. Na ocasião, será feito um corte solidário pela equipe da Academia Soho em todas as voluntárias que queiram colaborar com o Amor em Mechas.


Mais informações em www.amoremmechas.com ou pelo telefone (11) 98269-7000.


Empresas interessadas em se tornar parceiras do Amor em Mechas ou pacientes que precisem de doações também podem entrar em contato pelo email contato@amoremmechas.com


Foto: Reprodução site Amor em Mechas.

Tags:

bottom of page