top of page

Inhotim lança e-book gratuito com fotos inéditas do museu

Inhotim acaba de lançãr seu primeiro e-book fotográfico com imagens inéditas produzidas por cinco profissionais em celebração ao dia da fotografia, comemorado em 19 de agosto. Com ensaios de Pedro Garcia (Cartiê Bressão), Pedro Lefèvre (Mamute), Mirela Persichini, Myriam Vilas Boas e Serafim Cruz, Singular: cinco olhares sobre o Inhotim já pode ser baixado de forma gratuita clicando aqui.


Obra do museu a céu aberto - foto de Pedro Garcia


A convite do Instituto, os fotógrafos visitaram o museu para a realização dos ensaios. Cada um explorou recortes e ângulos específicos, trazendo um novo olhar sobre o Inhotim e seus acervos artístico e botânico. Para a escolha dos fotógrafos, procurou-se mesclar homens e mulheres de diferentes idades e estilos. Ao todo, são 50 imagens, que retratam desde obras e paisagens, passando por galerias e reação dos visitantes.


Para Cartiê Bressão, a experiência lhe proporcionou observar o efeito transformador que o Inhotim exerce sobre as pessoas.


“O Inhotim é um lugar inspirador. Quando visito, fico mais em contato com os efeitos que a experiência causa em mim, mas dessa vez fui com o objetivo de fotografar outras pessoas. Percebia um maravilhamento no olhar e nas atitudes. O ritmo dos visitantes parecia mais lento, como se golpeados e atordoados por tanta beleza e sentimento condensados nas obras, e uma postura de reverência e humildade, que parecia vir da noção do próprio tamanho em contraste com a grandiosidade da natureza e das questões humanas profundas retratadas nas obras. Visitar o Inhotim nos faz mais humanos.”


Funcionário do Instituto há cinco anos, o fotógrafo e educador Serafim Cruz também participou do ensaio.


Galeria Adriana Varejão - foto de Serafim Cruz

“As obras de arte e a paisagem do Inhotim se revelam sempre de uma forma diferente. Nunca se esgotam. Sem a câmera em mãos no meu dia a dia de trabalho, eu acabava fotografando com a mente. O e-book me deu a oportunidade de registrar algumas dessas visões, e o resultado foi surpreendente. Fiquei muito feliz com o retorno das pessoas, principalmente em relação à foto que tirei da obra Colecionador, na galeria da Adriana Varejão”, afirma Cruz.


INSTITUTO INHOTIM


Aberto ao público em 2006, o Inhotim já recebeu mais de 2,7 milhões de visitantes, sendo 400 mil de outros países. Localizado em Brumadinho, Minas Gerais, a 60 quilômetros da capital Belo Horizonte, o Instituto convida seus visitantes a se relacionarem com o mundo de forma mais crítica, consciente e transformadora. Atualmente, o acervo de arte contemporânea possui cerca de 1.300 obras. Destas, 700 estão expostas nas 23 galerias e nos jardins do Instituto. O Jardim Botânico é composto por cerca de 4,5 mil espécies nativas e raras de todos os continentes.


Outras belíssimas imagens que fazem parte do e-book:


Serviço

Instituto Inhotim

Rua B, 20 – Brumadinho/MG

www.inhotim.org.br

31 3571-9700 | 31 3194-7300

bottom of page