top of page

Exposição Escrever Com a Luz do artista Vittorio Storaro entra em cartaz na Oca

A mostra foto-cinematográfica Storaro: Escrever com a Luz. Dupla impressão entre fotografia e cinematografia foi idealizada e desejada por Vittorio Storaro com o objetivo de contar, através da fotografia, uma história em movimento. A exposição completa o projeto Escrever com a Luz, que iniciou com a publicação de três livros: A Luz, As Cores e Os Elementos, que percorrem a carreira do artista.


A exposição, que já foi exibida na Espanha, Grécia, Itália e recentemente na Argentina, chega a São Paulo em 22 de setembro, na Oca, no Parque Ibirapuera, com curadoria de Giovanni Storaro. As fotografias exibidas fazem parte de uma pesquisa sobre a linguagem da imagem fotográfica e cinematográfica que Vittorio Storaro exercitou em 40 filmes.


Dividia em três seções, que correspondem aos conceitos inspiradores de Storaro – a luz, as cores e os elementos -, a mostra apresenta 70 imagens captadas com impressões fotográficas sobrepostas retiradas das obras cinematográficas mais famosas de Storaro, além de 38 obras de arte de famosos pintores, que constituíram a fonte de inspiração para o artista, e uma série de imagens dos atores que interpretaram as personagens de seu percurso como diretor de cinematografia.


"O projeto de uma vida. Uma enciclopédia de um visionário, um pesquisador, um estudioso, que filósofos, pintores, cientistas de todo o mundo se dedicaram em pesquisas ao redor do mistério da visão.” É assim que o próprio Vittorio Storaro descreve o projeto cultural de ampla classificação que se articula na trilogia dos seus livros e na qual a exposição "Escrever com Luz” representa o complemento de 30 anos de pesquisa, que serviram como estudo para a concepção figurativa de todos os seus filmes.


A mostra fotográfica Storaro: Escrever com a Luz. Dupla impressão entre fotografia e cinematografia é apresentada pela Comgás, com apoio da Vinhais e do Hotel Renaissance. A iniciativa é uma realização da Arteon Inteligência Cultural e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e conta também com o apoio das leis de incentivo à cultura Rouanet e ProAc, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.


O artista


Reconhecido internacionalmente como um dos melhores diretores de fotografia da história do cinema, nasceu em Roma, Itália, em 24 de julho de 1940. Em 1960 se formou no Centro Experimental de Cinematografia de Roma. Oito anos mais tarde estreou com o filme 'Juventude' dirigido por Franco Rossi.


No decorrer de sua carreira participou de mais de 50 filmes com diretores de cinema renomados, como Bernardo Bertolucci, Francis Ford Coppola, Warren Beatty, Woody Allen e Carlos Saura. Alguns dos seus trabalhos mais relevantes foram nos filmes Apocalypse Now, Novecento (1900), Il Conformista (O Conformista), Ultimo Tango a Parigi (Último Tango em Paris), The Last Emperor (O Último Imperador), Ladyhawke (O Feitiço de Áquila), Bulworth (Politicamente Incorreto), Tango e Goya en Burdeos (Goya).


Storaro recebeu mais de 40 prêmios no decorrer da sua trajetória, incluindo o Oscar pelos filmes Apocalypse Now (Francis Ford Coppola), REDS (Warren Beatty) e O Último Imperador (Bernardo Bertolucci). Além dos reconhecimentos entregues pelas academias italiana (David Donatello), inglesa (BAFTA), espanhola (Goya), americana (Emmy) e a Academia Europeia (Prêmio de Cinematografia).



Serviço

Storaro: Escrever com a Luz. Dupla impressão entre fotografia e cinematografia

Data: 22/9 a 4/11

Local: Pavilhão da Oca – Parque do Ibirapuera

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 50

Ingressos gratuitos


Foto: Divulgação.

bottom of page