top of page

Ayao Okamoto volta a fazer uma exposição individual em São Paulo

Na mostra, com o título Desdobras, Ayao Okamoto apresenta 45 obras produzidas nos últimos cinco anos, sobre diversos suportes. São pinturas sobre tela, pinturas sobre papel, fotografia, monotipia e desenhos. A exposição tem curadoria de Carlos Zibel e acontece no Espaço Cultural Humanar, na Barra Funda, com abertura em 9 de Novembro de 2017, às 19 horas.


"Sutra do girassol'' [técnica mista sobre tela, 100 cm x 150 cm, 2017], obra de Ayao Okamoto na mostra Desdobras


Núcleos expositivos – Desdobras está organizada em três núcleos expositivos, três instâncias de fruição estética, que demandam do espectador diferentes distâncias e oferecem experiências e envolvimentos únicos. Elas se somam e se complementam, potencializando os sentidos que as obras contêm e proporcionam melhor compreensão da contribuição do artista.


Um desses núcleos expositivos, com mais da metade dos trabalhos expostos, tem uma série de pinturas de grandes dimensões em técnica mista sobre tela, elaboradas em épocas diversas e agora reunidas em vista da contribuição especifica no conjunto da mostra.


São telas que falam de temas variados, diretamente ligados a momentos cotidianos de Ayao Okamoto. Os títulos que ele deu às obras são pistas muito interessantes para a compreensão pelo espectador. Três exemplos:


- "Charcoal Blues" fala de jazz americano de qualidade – sendo que música é elemento fundamental no processo de trabalho do artista.

- "Sutra do Girassol" faz referência às múltiplas influências que o artista absorveu do movimento da contracultura (Kerouac, Ginsberg, Leary, Joplin...).

- "Caverna" é uma reflexão do artista sobre as marcas indeléveis do traço e do desígnio nas paredes.


Outra instância expositiva é "Noturnos da Periferia", conjunto de pinturas sobre papel. São fruto de reminiscências da juventude do artista, de grande riqueza pessoal e cultural. Nesses trabalhos Ayao retoma a espacialidade urbana, ao mesmo tempo em que desenvolve uma iconografia e uma técnica próprias.


A terceira via dessa mostra é um conjunto de diggigravuras, monotipias gravadas em fotocopiadora. Para sua criação Ayao mergulhou em numa investigação plástica original, não apenas em sua própria obra mas, especialmente, na forma e nas condições (ou melhor, nas restrições) de produção plástica. Negativos fotográficos dos anos 1940, que Ayao encontrou ao acaso, foram revelados e trabalhados em máquina fotocopiadora avariada, que por conta disso contribui com "imperfeições". Imperfeições que o artista articula, criando uma nova e poderosa realidade onírica. São como que um registro do passado sonhado...


O artista


Paranaense de Assaí, Ayao Okamoto é graduado em Artes pela FAAP-Fundação Armando Álvares Penteado, e Mestre e Doutor pela ECA/USP-Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.


É artista visual, designer e professor universitário.


Têm obras em acervos de museus, coleções públicas e particulares.


Desde 1976 participa de exposições individuais e coletivas no Brasil e no Exterior. Entre outras: "Superfícies" (2015), O Sítio, Florianópolis; "Entre Dois Mundos - Arte Contemporânea Japão-Brasil” (2014), Museu Afro Brasil, São Paulo; "Memória Suspensa" (2009), Caixa Cultural, Brasília; "Laços do Olhar" (2008), Instituto Tomie Ohtake, São Paulo; "Meditation / Integration" (1997), Plaza Gallery, Japão; "Pinturas Recentes" (1996), Mônica Filgueiras Galeria de Arte, São Paulo; "Pinturas" (1985), Galeria Macunaíma-Funarte, Rio de Janeiro.


Serviço

Mostra Desdobras de Ayao Okamoto

Local: Espaço Cultural Humanar

End.: Rua Brigadeiro Galvão 996, Barra Funda – Estação Barra Funda do Metrô,

Tel:. 3047-3047.

Abertura em 9 de Novembro de 2017, das 19h às 23h

Visitação até 9 de Dezembro – quartas, quintas e sextas, das 13h às 19h, e sábados e feriados, das 11h às 18h.

O preço de venda das obras varia de R$ 1.800,00 a R$ 25.000,00.

Mais informações em humanar.art.br.


Foto: Divulgação.

bottom of page