top of page

Unibes Cultural abre espaço para transformar ciência em show

A ciência pode ser, sim, divertida e fazer com que experimentos sejam verdadeiros shows. Duas apresentações na Unibes Cultural – que sempre abre espaço à inovação, educação e tecnologia - trazem a mesma proposta para ensinar e entreter as crianças. O Science Place Show. Dia 14 (terça-feira), leva a garotada para o mundo da ciência; e o Ciência em Show, dias 15 e 16 (quarta e quinta-feiras), apresenta a ciência para a criançada de forma lúdica. Ambos os espetáculos têm parceria com a SD Travel.

Wil Namen, Gerson Julião e Daniel Ângelo

Dirigido a alunos do fundamental 1 e 2, o Science Place Show, dia 14, das 14h30 às 16h, é pensado a partir da dinâmica com experimentos interativos estimula a curiosidade e inicia o público no extraordinário mundo da ciência. A peça é apresentada por professores licenciados que utilizam recursos cênicos para conduzir as crianças a conclusões de ordem científica e pode ser um excelente aliado do professor na contextualização das aulas de ciências.


O show foi elaborado pela equipe Ciência em Show para atender pequenas turmas com economia e qualidade e fundamenta-se na dissertação de mestrado de Gerson Julião, “Diálogos Científicos”, pelo Instituto de Física/USP, na qual ele aponta a importância da experimentação. A apresentação, que tem ingresso a R$ 80, também trabalha valores dos quatro pilares da educação da Unesco (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser) e das habilidades socioemocionais.


Nos dias 15 e 16, direto dos programas de TV, no Ciência em Show, os cientistas Wil, Gerson e Daniel (Wil Namen, Gerson Julião e Daniel Ângelo, mesmo grupo que promove o primeiro show), interagem com a plateia por meio de experimentos ao vivo. O espetáculo aborda a ciência do dia a dia de uma forma descomplicada e descontraída, desde fenômenos ligados à física e química até eletrônica, tecnologia e inovação em uma “explosão” de conhecimento.


A fundamentação teórica desse espetáculo também está estruturada na dissertação de mestrado de Gerson Julião. Nesse caso, ele defende, sob o olhar do pensamento de Gaston Bachelard, a importância das experiências para fomentar no público a pergunta: por que isso acontece? O espetáculo, nessa perspectiva, gera motivação, repertório, senso crítico e olhar científico. Com uma hora de duração, o espetáculo tem ingressos a R$ 80 e é destinado ao público infantil. Todas as experiências desenvolvidas no espetáculo possuem uma ficha técnica com uma sinopse que traz informações sobre o experimento e sua relação com o cotidiano.


Serviço:

Science Place Show - 14 de novembro

Ciência em Show - 15 e 16 de novembro

Local: Unibes Cultural

End.: Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré

Telefone: (11) 3065-4333

De segunda-feira a sábado, das 10h às 19h

Estacionamento conveniado – Rua Oscar Freire, 2.617

Para conhecer a programação completa da Unibes Cultural, entre no site unibescultural.org.br ou na fanpage www.facebook.com/UnibesCultural


Foto: Reprodução site Ciência em Show

bottom of page