top of page

Espetáculo RISKO debate a luta contra o machismo e racismo na sociedade

No dia 1º de dezembro, sexta-feira, 20h00, a Oficina Cultural Alfredo Volpi, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, faz uma apresentação única do espetáculo RISKO, que tem direção e atuação de Morgana Sousa. A peça é um diálogo direto entre a dança e a técnica light-painting (pintar com luzes), que mistura performance, luz, fotografia e audiovisual para compor a realidade da mulher negra com a rua e com seus afetos. A presença visual do machismo e do racismo, por meio das imagens, em união com os registros de pintura pela cidade refletem o dia a dia de Morgana, tanto em sua vida pessoal quanto profissional.



A proposta é construir a imagem de uma mulher negra resistente e forte, que luta diariamente para romper opressões e barreiras, as quais condicionam um comportamento social e estético. Durante a busca por esse rompimento, a mulher cria seu próprio espaço com suas luzes e seus formatos estéticos próprios.


Segundo a diretora, algumas mulheres precisam gritar para recriar possibilidades e reivindicar mudanças. Elas querem o fim do racismo, do machismo e das opressões de classe, então gritam. Todas as mulheres vivem em uma situação de “risko” diário, então é importante refletir sobre a sociedade e qual nosso papel como agentes de mudança. Morgana propõe um espaço de reflexão e de construção da autonomia da mulher negra. RISKO, com a letra k, reforça a ideia e o anseio de tantas mulheres: ter liberdade para ocupar, ser e se expressar na vida e na arte.


O espetáculo é indicado para maiores de 16 anos e são disponibilizados 25 lugares. É importante chegar com 30 minutos de antecedência.


Serviço

Espetáculo RISKO

Data: Sexta-feira, 1/12 – das 20h00 às 21h00

Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi

End.: Rua Américo Salvador Novelli, 416

Telefone: (11) 2205-5180 / 2056-5028

Funcionamento: de terça a sexta das 10h às 22h. Sábados das 10h às 18h

alfredovolpi@oficinasculturais.org.br


Foto: Divulgação.

bottom of page