top of page

Lab eXtremidades promove curso e oficinas

Seguindo a proposta de abordar criticamente as práticas artísticas e midiáticas, a plataforma lab eXtremidades oferece um curso e quatro oficinas que discutem, no campo do audiovisual, as intensidades da imagem cinematográfica, a projeção mapeada e estética de banco de dados e, no âmbito das redes digitais, a performatividade dos corpos e a construção de poéticas do efêmero no Instagram Stories, além de propor a ativação de pesquisas, projetos artísticos, textos críticos e curadoriais. As ações buscam refletir estes fenômenos da arte contemporânea a partir da noção das extremidades, instrumental de leitura para trabalhos que transitam entre arte, práticas midiáticas e experiência contemporânea, interconectados entre múltiplas plataformas, comunidades e linguagens.

A oficina Extremidades: ativação de pesquisas, projetos artísticos, textos críticos e curatoriais com Christine Mello busca fomentar entre os participantes análises críticas de processos artísticos e midiáticos em suas relações com as práticas sociais. O curso Intensidades da Imagem Cinematográfica com Cyntia Calhado discute quais procedimentos audiovisuais são acionados para que um filme se torne uma experiência estética intensa a partir da análise de filmes contemporâneos. A oficina Extremidades dos corpos nas redes audiovisuais com João Simões reflete como os ícones Kardashians, Rihanna, Karol Conka, Pabllo Vittar, Jojo Todynho entre outros, performam seus corpos nas mídias e redes digitais. Já Instagram Stories: construindo poéticas do efêmero com Larissa Macêdo ativa e explora as temporalidades e potências do tempo real nos vídeos que circulam nas redes digitais. Por fim, Extremidades da performance audiovisual: projeção mapeada e estética de banco de dados com Lucas Lespier propõe a realização de uma performance audiovisual supervisionada com ferramentas de manipulação do vídeo ao vivo.

Lançamento Lab eXtremidades


A plataforma lab eXtremidades será lançada em 3 de fevereiro, sábado, com a palestra Extremidades: Como pensar os limites da arte e do audiovisual hoje? com Christine Mello e João Simões e participação de Cyntia Calhado, Larissa Macêdo e Lucas Lespier.

O evento marca o início das inscrições do curso e oficinas: Intensidades da Imagem Cinematográfica com Cyntia Calhado, Extremidades: ativação de pesquisas, projetos artísticos, textos críticos e curatoriais com Christine Mello, Extremidades dos corpos nas redes audiovisuais com João Simões, Instagram Stories: construindo poéticas do efêmero com Larissa Macêdo e Extremidades da performance audiovisual: projeção mapeada e estética de banco de dados com Lucas Lespier. Na ocasião serão sorteadas cinco bolsas, uma para cada atividade.

bottom of page