top of page

"O grande desafio não é emagrecer, e sim manter o peso depois", alerta o dr. Filippo Pedri

Endocrinologista que é um dos mais respeitados do país fala sobre este e outros mitos e verdades acerca das dietas e para uma vida saudável

Alvaro Leme e Dr. Filippo Pedrinola

Neste domingo, o convidado da maratona de vídeos do CanAlvaro, canal do Alvaro Leme no YouTube, foi o endocrinologista Dr. Filippo Pedrinola. O jornalista levou algumas afirmações para o médico falasse à respeito, como "dieta não funciona" e "beber água emagrece". O bate-papo seguiu o tom bem humorado característico do canal, no entanto, desvendou diversos mitos e verdades que deixa muita gente em dúvida.

Algumas informações acabam sendo compartilhadas a exaustão, principalmente nessa era de mídias sociais, contudo, ao mesmo tempo em que a repetição lhe traz um certo crédito como se fosse verdade, a sua fundamentação científica se perde. Ao ser questionado se beber água realmente emagrece, Dr. Pedrinola explicou. "Na verdade, existia um estudo que dizia que água gelada poderia ajudar um pouco a emagrecer, a temperatura baixa obrigaria o organismo das pessoas a trabalhar mais, a gastar mais calorias para igualar a temperatura do corpo. Mas, aí daria dor de garganta, a pessoa não ia aguentar ficar bebendo água gelada a todo momento. Esse é o tipo de coisa que funciona em um estudo de laboratório mas não é viável na prática".

Alvaro trouxe os vilões da vez para a conversa, o glúten e a lactose. O endocrinologista conta que o glúten é um carboidrato e, na verdade, ele não engorda. "As pessoas que tiram o glútem da alimentação acreditam que emagrecem porque param de comer tudo que é bom, tira todos os carboidratos, não come pão, não come pizza, não come macarrão e acaba emagrecendo porque diminui muito o consumo de carboidratos refinados".

Sobre a lactose destaca que "70% da população tem um certo grau de intolerância à lactorse, de leve a alta. Apenas as pessoas que possuem uma intolerância de moderada a alta é que devem cortar a lactose da alimentação".

Também falaram sobre o mito da alimentação de três em três horas, tema que o Dr. Pedrinola lembrou não existir nenhum estudo científico que faça essa recomendação. Ainda conversaram sobre o consumo do Whey Proetein, sobre o polêmico jejum intermitente, se o consumo de cerveja é culpado pela gordura abdominal, a relação entre a saúde e a obesidade, entre outros tabus. O médico ainda lembra que as pessoas acabam abusando por falta de conhecimento e acabam colocando a culpa na tireóide.

Vídeo completo no canal Alvaro Leme:

Maratona CanAlvaro

A entrevista faz parte da maratona com vídeos diários durante todo o mês de maios no canal do jornalista Alvaro Leme, no YouTube. Além da apresentadora da Rede TV!, os internautas podem outras conversas reveladoras com nomes como Didi Wagner, Fiuk, Bia Granja, Pathy de Jesus, Luisa Mell, Paula Lima, Joyce Pascowitch, Ticiane Pinheiro, Luciana e Marcella Tranchesi, Julia Faria, Carla Pernambuco e André Lima.

O CanAlvaro é um canal dedicado a entrevistas com pessoas interessantes, com níveis variáveis de fama: vale tanto conversar com uma pessoa renomada num segmento específico, como culinária, quanto receber artistas conhecidos em todo o país.

Alvaro é Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, vive desde 2000 em São Paulo. Passou pela coluna Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e pelas revistas Contigo!, Glamour, Veja e Veja São Paulo.

Tags:

bottom of page