top of page

22º Cultura Inglesa Festival apresenta panorama do teatro britânico contemporâneo em espetáculos gra

Marco do calendário artístico da cidade de São Paulo, o Cultura Inglesa Festival apoia anualmente, por meio de Edital, projetos brasileiros inspirados em arte e cultura britânica do Reino Unido. Neste ano, a categoria Teatro Adulto é composta por dois efervescentes espetáculos de premiados dramaturgos ingleses da nova geração. Igualmente contemporâneos, os densos temas como a crise global de refugiados e a neurociência farão o público refletir sobre política, sociedade e ética.

De 31 de maio a 03 de junho, o Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros recebe "Lampedusa", produção da Cia do Instante. Por meio de dois personagens separados no tempo e espaço - um pescador italiano que resgata corpos de refugiados no Mediterrâneo e uma universitária britânica de origem chinesa - o texto de Anders Lutsgarten discorre sobre a complexa questão da política migratória na Europa.

A excepcionalidade do autor inglês é justamente o fato de pensar globalmente, tendo trazido temas em textos anteriores como o massacre de Roboski, ocorrido na Turquia, e um Zimbábue pós-Magabe. Em seu ativismo, Lutsgarten já foi detido em vários países e continua escrevendo peças ácidas sob sua crítica e avassaladora perspectiva, ainda assim, sempre com um lampejo de esperança.

Já o talento do jovem Nick Payne está em sua habilidade de conectar complicados princípios filosóficos e científicos às mais simples lutas humanas. Em "Incógnito", o britânico, que também atua no roteiro da aclamada série da Netflix, The Crown, volta sua preocupação central para a neurociência.

Por meio de três histórias interligadas e personagens verídicos - como o patologista que roubou o cérebro de Albert Einstein e um célebre paciente que perdeu sua memória de curto prazo após uma operação para curar a epilepsia -, "Incógnito" explora a natureza da identidade e de que forma somos definidos pelo que lembramos. A peça chega ao palco do mesmo teatro de 07 a 10 de junho, com direção de Lucas Brandão e traz Jorge Minicelli como protagonista.

Para Maria Eugênia de Menezes, crítica teatral e curadora na categoria, "as peças selecionadas demonstram a potência do novo teatro britânico. Uma dramaturgia profundamente conectada e atenta às questões de seu tempo, mas sem perder de vista o apuro na elaboração textual e a qualidade estética". Completam a banca de curadores: a teórica, ensaísta, professora e doutora pela USP, Silvana Garcia; e o ator, músico, palhaço e fundador do grupo Folias d'Arte e Galpão do Folias, Dagoberto Feliz.

Sinopses:

Lampedusa: Stefano é um pescador italiano que agora recolhe corpos dos migrantes que morreram fazendo a perigosa travessia de barco do Norte da África para a Itália. Denise, uma britânica com descendência asiática que trabalha em uma empresa de empréstimos. Ambos têm suas perspectivas de mundo alteradas por um encontro em suas respectivas trajetórias. A partir da narrativa das vidas destes dois personagens, é possível entender o intricado mecanismo segregacional no continente europeu.

Foto Divulgação

Incógnito: Entre os personagens estão: o patologista Thomas Stoltz Harvey, que, em 1955, realizou autópsia do cientista Albert Einstein; Henry Molaison, que foi o primeiro paciente submetido a uma cirurgia cerebral na história da neurociência, em 1953; e a fictícia Martha, uma neuropsicóloga na Londres contemporânea, tentando dar sentido ao seu presente e ao seu passado. Por meio de suas histórias, "Incógnito" questiona e indaga sobre o que significa e o que nos faz ser um humano.

Foto Divulgação

Serviço:

Lampedusa

31/05, quinta-feira, 21h

01/06, sexta-feira, 21h

02/06, sábado, 21h

03/06, domingo, 19h

Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros

Endereço: Rua Deputado Lacerda Franco, 333 - Pinheiros, São Paulo

Capacidade: 173 lugares

Classificação etária: 14 anos

Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo na bilheteria do local (sujeito a lotação)

Incógnito

07/06, quinta-feira, 21h

08/06, sexta-feira, 21h

09/06, sábado, 21h

10/06, domingo, 19h

Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros

Endereço: Rua Deputado Lacerda Franco, 333 - Pinheiros, São Paulo

Capacidade: 173 lugares

Classificação etária: 14 anos

Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo na bilheteria do local (sujeito a lotação)

Redes Sociais (Cultura Inglesa)

Site com programação completa: www.culturainglesasp.com.br/festival

App: Cultura Inglesa Festival, download gratuito na App Store e Google Play

Facebook: facebook.com/culturainglesasp

Youtube: youtube.com/culturainglesa

Spotify: http://open.spotify.com/user/culturainglesafestival

Google+: http://bit.ly/CIFgoogleplus

LinkedIn: linkedin.com/company/cultura-inglesa

Hashtag oficial do Festival: #culturainglesafestival

Sobre o Cultura Inglesa Festival

O Cultura Inglesa Festival é um festival anual de arte e entretenimento que fomenta a produção artística paulista e catarinense, e promove a cultura britânica, apresentando artistas do Reino Unido, Irlanda e Brasil. Com muita música, cinema, espetáculos, exposições e convidados especiais, ele já faz parte do calendário cultural de São Paulo.

Sobre a Cultura Inglesa

A Cultura Inglesa é a maior rede de escolas de idiomas não-franqueadas do país, o que garante consistência na qualidade de ensino. Além de oferecer um programa de inglês global de primeira linha com componentes online exclusivos e quadros interativos, a Cultura Inglesa tem uma vasta gama de atividades culturais que incluem artes visuais, teatro infantil e adulto, dança, música pop e coral. Soma mais de 50 unidades nos estados de São Paulo e Santa Catarina, atendendo a mais de 75.000 alunos, e um corpo docente de mais de 500 professores.

bottom of page