top of page

Belezas naturais do Piauí são destaque em fotolivro e exposição em São Paulo

Projeto do fotógrafo Valdeci Ribeiro explora desde as grandes paisagens dos parques nacionais aos recôncavos inexplorados das grutas e cavernas da região. Lançamento do livro acontece em conjunto com a abertura da exposição, no dia 5 de junho na Galeria Rabieh, no Jardins.

Foto Divulgação

Nos últimos cinco anos, o fotógrafo piauiense Valdeci Ribeiro dedicou-se a incontáveis jornadas fotográficas pelos parques nacionais e praias do Piauí. Com olhar afetuoso pelos cantos que lhe são carregados de significados, debruçou também uma espécie de olhar estrangeiro sobre a própria terra, ainda tão desconhecida dos brasileiros. Sob curadoria de Renata Junqueira, a seleção de fotografias “Piauí – Sertão Rio Mar” ganha tanto uma edição luxuosa em fotolivro, quanto uma exposição em grandes formatos (mais de 4 metros de largura) - lançamento e abertura acontecem juntos no dia 5 de junho, às 19h na Galeria Rabieh.

“Valdeci traz no cerne de sua obra as imagens particularmente exuberantes do Piauí em todo o seu esplendor. Seus registros são enquadramentos sensíveis, ângulos precisos captados por quem realmente tem sinergia e paixão pela sua terra natal”, explica Renata Junqueira. “Ele nos apresenta um panorama surpreendente de imagens diversificadas de uma natureza intacta e praticamente desconhecida, a qual pretende revelar ao Brasil e ao mundo. Impossível sair incólume desta experiência cheia de emoção e percepção”, completa.

O extenso conjunto das obras ganhou recorte com foco em cinco localidades: Parque Nacional Serra da Capivara, Cânion do Rio Poti, Delta do Rio Parnaíba, Parque Nacional da Serra das Confusões e Parque Nacional de Sete Cidades. São estes os cenários que ilustram tanto as mais de 160 páginas do fotolivro quanto as fotografias que ocupam confortavelmente as paredes de pé-direito duplo da Galeria Rabieh. A exposição fica em cartaz até 05 de julho e depois segue para o Piauí e Rio de Janeiro.

Fotos Divugação

Serviço:

Exposição: Piauí – Sertão Rio Mar, Valdeci Ribeiro

Vernissage: 05 de junho

Horário: 19h

Exposição ao público: 06 de junho a 05 de julho de 2018

Local: Galeria Rabieh

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 147 - Cerqueira César, São Paulo

Visitação: Segunda a sexta, 10h às 19h; Sábado, 11h às 17h;

Telefone: (11) 3062-7173 | 3081-0017

Entrada grátis

Classificação Livre

LIVRO Piauí – Sertão Rio Mar

Valor de capa - R$ 150,00

Pontos de venda: Galeria Rabieh e lojas do Parque Nacional da Serra da Capivara; a partir de julho, nas principais livrarias de São Paulo.

SESI-SP Editora

Capa e projeto gráfico: Raquel Matsushita

Diagramação: Cecilia Cangello | Entrelinha Design

Impressão: IPSIS Gráfica e Editora

SOBRE O ARTISTA

Valdeci Ribeiro é médico e fotógrafo nascido em 1960 na cidade de Campo Maior, no Piauí. Intensamente dedicado ao olhar da paisagem de sua terra natal, ao longo dos anos de viagens pelos parques nacionais seu trabalho explorou desde a busca por lugares cada vez menos visitados, passando por uma evolução da própria técnica fotográfica.

Incansável na visita aos parques nacionais do Piauí, suas incursões lhe renderam um afastamento cada vez maior de sua profissão original como médico gastroenterologista e uma aproximação do universo fotográfico. Em 2014 ganhou o primeiro e segundo lugar no Concurso “Fotografe Teresina”, organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação. Tem fotografias publicadas, selecionadas através de concurso, no Catálogo Nacional Sicredi (Cooperativa de Crédito) nos anos de 2014 e 2015. Em novembro de 2016, a Verve Galeria (SP) montou a exposição individual "Lembranças de um tempo que não acaba”, sob curadoria de Ian Duarte Lucas. Em dezembro de 2015, expos na Lilia Casa (PI) a mostra “Contemplação”.

bottom of page