Desde o último sábado (11), os patinetes elétricos da startup de mobilidade SCOO - responsável pela chegada desse formato de transporte ao país -, operam em período de testes e estão à disposição dos moradores de São Paulo para uso gratuito, na região da Av. Paulista.
"Embora o sistema esteja em fase inicial, os paulistanos têm sido bastante receptivos em relação à utilização deste novo modal de transporte, que visa atuar como um agregador a outros modais, e não ser um concorrente", explica Maurício Duarte, sócio-investidor da Seeds Capital e porta voz da SCOO.
Em apenas dois dias, mais de 300 pré-inscrições foram feitas diretamente no site da SCOO - http://www.scoo.mobi/cadastre-se.html - para que o acesso seja liberado para uso dos patinetes no período de testes, que não tem data estabelecida para terminar, mas deverá durar entre 30 e 90 dias.

Usuária do serviço
Neste período, a SCOO seguirá o mesmo modelo usado quando linhas de trens e metrô são inauguradas na cidade: a população terá acesso gratuito e os patinetes estarão disponíveis em todos os dias da semana, em um horário pré-estabelecido.
"A fase inicial - gratuita - servirá para testar o funcionamento da operação, a eficiência dos pontos fixos e móveis, e a usabilidade e aceitação do consumidor em relação ao uso do produto", explica Duarte. Todo início de operação está sujeito a adaptações", acrescenta.
Tendência em outros países
Presentes em diversas cidades do mundo todo - como São Francisco, Los Angeles, Pequim, Moscou e recém-chegados em Paris- os patinetes elétricos deixaram de ser tendência para ser realidade em vários países.
"Em menos de 1 ano de operação, estima-se que existam mais de 10 mil patinetes elétricos somente nos EUA. A adesão da população é grande, devido ao aspecto sustentável, e o patinete é o transporte ideal para um deslocamento mais ágil, seguro e barato", explica Duarte.
Ciclovias de São Paulo
Durante o período de testes, os patinetes elétricos também estarão disponíveis em outras ciclovias da cidade como - Avenida Faria Lima e Amaral Gurgel, além de estarem presentes em parques, como o Ibirapuera e o Villa Lobos.
"Queremos testar a usabilidade de perfis de usuários diferentes, seja o que alugará para lazer ou o que usará para se deslocar de uma estação de metrô até o local de trabalho", comenta o executivo, que pretende colocar até 100 patinetes elétricos na cidade ao longo das próximas semanas.
Aplicativo em teste
A função de bloqueio e desbloqueio dos patinetes elétricos por meio do aplicativo acontecerá a partir de setembro, quando a versão beta será lançada oficialmente. . "Neste primeiro momento, é necessário que o usuário interessado faça um cadastro no site da SCOOhttp://www.scoo.mobi/cadastre-se.html", orienta Duarte.
Após aprovação do cadastro, o usuário recebe o link para utilizar o patinete, disponibilizado na Rua Hadock Lobo, 595 - em frente ao Digital Building.
Legislação
Com potência de 250w e velocidade de até 25km, os patinetes elétricos estão dentro da Lei que autoriza bicicletas e patinetes elétricos a circularem nas ciclovias da cidade. Quem for pego fora da ciclovia estará sujeito a receber uma multa de R$ 574,62, aplicada pela Prefeitura de São Paulo e pela CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) de São Paulo.
Segurança
Os patinetes elétricos possuem certificação de segurança fornecida pela fabricante, e as baterias de lítio-íon foram testadas por um laboratório de padrões de segurança eletrônica. A segurança do condutor também é assegurada. Capacetes serão disponibilizados gratuitamente pela SCOO para todos os condutores.
Tecnologia
O período de teste dos patinetes elétricos do SCOO também servirá para checar a tecnologia aplicada em questões de segurança do produto, protegendo-o contra furtos e avarias por vandalismo. "Todos possuem rastreadores e GPS, além do tempo de uso ser codificado como "pay-per-use", explica Duarte.

Regras Gerais para uso
Idade mínima 18 anos de idade
Uso de capacete próprio ou fornecido pela SCOO, conforme exigido por lei
Estacionar apenas em locais determinados pela empresa
Patinar apenas em ciclovias
Respeito aos sinais de trânsito e aos pedestres
Acionar sempre o freio do patinete, que possui ABS
Motoristas de patinetes elétricos não devem:
Jamais andar nas ruas ou calçadas;
Carregar acessórios que impossibilitem que o condutor guie sem o uso das duas mãos;
Beber e patinar;
Dar carona;
Usar o patinete para corridas, passeios de veículos, acrobacias ou manobras
Operar o patinete em locais não pavimentados, ou em qualquer local que seja proibido, ilegal e/ou um incômodo para os outros
Pesar mais do que 120kg - incluindo bagagem.
A startup SCOO nasceu no ano de 2018, com o propósito de oferecer mobilidade compartilhada acessível em deslocamentos de curta distância, colaborando na melhoria da qualidade de vida nas grandes cidades brasileiras. Atualmente é operadora dos patinetes elétricos em São Paulo e é gerida pela Seeds Capital, empresa de capital de risco (venture capital) com foco em startups.
Fotos: Divulgação e reprodução do site da SCOO.