top of page

Já é possível fazer turismo cervejeiro pela Europa ou EUA

Para apreciadores da cerveja, incluir uma roteiro de bares o rótulos diferentes já pode ser algo comum durante uma viagem. Entretanto, já é possível planejar um roteiro inteiro de férias apenas em função da bebida incluindo um tour pelas principais fábricas, cervejarias, pubs, festas e escolas cervejeiras.


Umas as empresas que oferece esse tipo de experiência é a Sicence of Beer Institute que elaborou um roteiro especial chamado de "Viagem Cervejeira". Como explica Amanda Reitenbach, CEO do instituto e cientista: "o projeto nasceu de um desejo antigo de unir duas paixões, a viagem e a cerveja. Decidimos, então, proporcionar um estudo em formato de imersão in loco pela Bélgica e Alemanha com um time de peso falando e ensinando sobre a cerveja".


Foi assim que, no ano passado, foi realizada a primeira viagem por uma rota cervejeira pela Europa, que se repete este ano, em setembro, e uma novidade, uma segunda opção de roteiro pela Califórnia (EUA), em novembro.


Turma da primeira viagem cervejeira da Sicence of Beer Institute

No roteiro proposto pelo Science of Beer na viagem à Europa, que será realizada entre os dias 13 e 30 de setembro, o viajante tem a oportunidade de conhecer mais de 20 cervejarias européias situadas na Alemanha, Bélgica e República Tcheca. Entres os pontos altos da viagem estão a visita à Westvleteren, eleita uma das melhores cervejarias do mundo, e a aula especial sobre leveduras e processos fermentativos na Fábrica Fermentis, uma das maiores empresas do segmento no mundo. Além das cervejarias e mosteiros trapistas, festas tradicionais como a Oktoberfest de Munique, visita à fazenda de lúpulo da região de Hallertau durante a colheita da planta, passagem pelo relaxante banho de cerveja de um beer-spa e visitas a diversos pubs e instituições de ensino completam o roteiro imperdível.


Já na Viagem de Estudos Cervejeiros nos Estados Unidos, prevista para a primeira quinzena de novembro, a proposta é aprofundar o conhecimento na Escola Americana, uma das mais respeitadas em todo o mundo. Com aulas também ministradas in loco, orientadas por especialistas brasileiros e estrangeiros - com vivência e experiência no país de destino - a viagem contempla visitas às cervejarias Rare Barrel, Admiral Maltings, Sierra Nevada, visita e aula na White Labs e entre outras, além de Pub crawl em San Francisco e em San Diego.


Além de ser guiada por diversos profissionais especializados e com conhecimento local, a Viagem de Estudos inclui acomodação, aulas em português ou com tradução simultânea em tempo integral, material personalizado (guia sobre cada destino, caderno de anotações), tickets e entradas em todas as atrações visitadas, aulas exclusivas, degustações guiadas e certificado de participação. Cuidados que propiciam atendimento diferenciado e tornam a experiência única aos viajantes. Flávio relembra como a viagem fez com que ele enxergasse o universo da cerveja com outros olhos. "A minha experiência foi memorável. Visitar cavernas onde, na guerra, as pessoas armazenavam alimentos e faziam cerveja, por exemplo, é transformador. É uma viagem que mexe com todas as emoções"


No vídeo abaixo você conhece um pouco da Rare Barrel, cervejaria americana que será visitada no primeiro grupo que segue rumo aos Estados Unidos, e consegue sentir o clima do passeio.

Os interessados em participar dessa aventura em busca do conhecimento cervejeiro podem obter mais informações no site: https://www.scienceofbeer.com.br/br/cursos.

bottom of page