top of page

Português Roberto Leal é candidato a deputado estadual

O cantor português que vive no Brasil Roberto Leal anunciou, nesta quinta-feira (16), sua candidatura a deputado estadual por São Paulo pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). "Meu propósito é o bem-estar das pessoas, quero ser um servidor público para representar, fiscalizar e articular os interesses dos paulistas para que a gestão governamental atenda às necessidades da sociedade".


Durante a campanha, Leal vai apresentar propostas voltadas para as áreas da Saúde, Educação e Cultura, e que tenham como foco a população carente.


O artista, que também é considerado um embaixador da tradição portuguesa no Brasil, pretende usar sua experiência pessoal e profissional para promover o intercâmbio entre o país de origem e as demais nações que contam com milhares de imigrantes, além do estado de São Paulo. "Os brasileiros vão a Portugal todos os anos buscar uma vida melhor. Em vez disso, por que não estimular uma troca multissetorial entre os países? É possível e nós vamos fazer".


E pode?


Pode. De acordo com a justiça eleitoral, para se candidatar, um estrangeiro precisa ter também a cidadania brasileira ou ter sido naturalizado no Brasil. Leal vive no Brasil desde 1960 e é naturalizado brasileiro.


No entanto, ele não vai poder sonhar tão alto em sua carreira política. De acordo com a Constituição de 1988, dentre os cargos eletivos, a lei reserva apenas aos brasileiros natos os mandatos de presidente e vice-presidente da República. Consequentemente, estrangeiros ou naturalizados que eventualmente se elegerem deputados federais ou senadores não podem exercer a presidência da Câmara e do Senado.


Foto: Reprodução site Roberto Leal.

bottom of page