top of page

Candidato Pedro de Cristo encontra lideranças negras por cotas em serviço público

Nesta segunda-feira (27), o candidato independente ao Senado pelo Estado de São Paulo, Pedro Henrique de Cristo (REDE-SP), visitou a ONG Educafro, no centro da capital paulista, para ouvir as principais demandas da entidade. Em foco, a reivindicação por uma maior participação de negros no serviço público, na educação e na economia.


Também participaram do encontro a candidata à presidência Marina Silva (REDE) e o vice da chapa, Eduardo Jorge (PV). O frei David Santos, da Educafro, entregou aos três candidatos uma carta em que pede a regulamentação da Lei 1.259/2015 e garante bônus na pontuação de negros, pardos e indígenas em concursos públicos do estado de São Paulo. O texto, já aprovado pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) há três anos, ainda depende da assinatura do governador para ser regulamentado.


Também participaram do encontro a candidata à presidência Marina Silva (REDE) e o vice da chapa,

Eduardo Jorge (PV) (foto: Divulgação)

Pedro de Cristo é à favor desse tipo de cota não só no Estado de São Paulo, mas também em outras unidades da Federação e nos concursos públicos promovidos da União. O candidato cobrou assinatura do governador e candidato ao Palácio dos Bandeirantes, Márcio França (PSB). "Governador, a Lei já foi votada e só falta o senhor assinar o direito dos negros de trabalharem no setor público de São Paulo. São cotas demográficas para o maior Estado do Brasil".


De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem 205 milhões de habitantes, sendo que 46,7% se declaram da cor parda, 44,2% branca e 8,2% negra. Os dados fazem parte da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) divulgada em 2016.


A candidata Marina Silva também falou sobre o assunto, em uma roda de conversa com representantes da Educafro, candidatos da Rede Sustentabilidade e imprensa. "Nossa agenda é também para os que não têm acesso ao mercado de trabalho. Temos o compromisso de fazer a população negra ocupar todos os espaços." Marina também garantiu que vai combater as fraudes nos sistema de cotas que, segundo ela, muitas vezes são "ocupadas de forma criminosa" por pessoas que não têm direito ao benefício.


Candidata Marina Silva foi assediada pela imprensa (foto: Divlugação)

Após a visita, Pedro de Cristo foi até a sede da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, no Pátio do Colégio, na região da praça da Sé. Desde a semana passada, seis integrantes da Educafro se acorrentaram no saguão do prédio, como forma de apelo pela regulamentação da Lei 1.259/2015.


Manifestantes da Ong Educafro (foto: Divulgação)

Candidatura Independente

A Rede Sustentabilidade implementou, via estatuto, uma forma de possibilitar mandatos para movimentos sociais, organizações da sociedade civil e coletivos que buscam representatividade. Este instrumento, portanto, permite a filiação para candidatos que não pretendem exercer a militância partidária cotidiana. Como critério de aceitação, exige-se a comprovação de atuação destacada junto a movimentos, redes e causas sociais e ambientais que estejam de acordo com os princípios do partido.


Movimento @Brasil21

O @Brasil21 é um movimento de transformação política ligado em seu tempo. Aposta na inovação e na tecnologia para renovar a democracia, integrando a cultura, os contextos sociais e os territórios. Busca a unidade na diversidade como ponto de partida para a criação de uma agenda comum e desenhar políticas públicas progressistas e efeitos demonstrativos de peso, baseados em evidências.

Tags:

bottom of page