Galeria apresenta obras de Oswaldo Goeldi na Semana de Arte

Bergamin & Gomide reúne trabalhos do artista carioca, entre eles desenhos em nanquim e aquarela e xilogravuras, que abordam de maneira lúdica a estranheza do mundo


A Bergamin & Gomide participa da segunda edição da Semana de Arte, que acontece entre os dias 1 e 3 de setembro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Parque Ibirapuera). Para esta edição, a galeria preparou um projeto especial do artista Oswaldo Goeldi.


A obra de Goeldi é um constante exercício de lucidez: é pela disciplina artística que ele aborda a estranheza do mundo. A densidade dos planos de fundo é interrompida por traços angulosos que formam suas figuras, evidenciando assim o peso da realidade. Ela impressiona pela amplitude e profundidade das questões que apresenta. Homens que vagam pelas superfícies negras da cena urbana; pescadores que trabalham em condições extremas; o mar como cenário frequente; personagens desconhecidos que no fundo não conseguem ocultar um sentimento de mistério e solidão.


Serão apresentadas obras em papel, sendo xilogravuras, desenhos em nanquim e aquarela. A aquarela sem título dos pescadores é talvez um dos principais destaques. Colorida, a obra literalmente mostra pescadores "a ver navio", abordando, de maneira leve (pelos tons claros de sua paleta), um dos temas preferidos do artista: o mar.


Gravador, desenhista, ilustrador e professor, Goeldi (Rio de Janeiro, 1895 - 1961) expôs na 25ª Bienal de Veneza em 1950 e ganhou o Prêmio de Gravura da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951. Sua obra já participou de mais de uma centena de exposições póstumas no Brasil, Argentina, França, Portugal, Suíça e Espanha. Hoje, Goeldi é venerado no meio artístico e suas obras são matérias de referência no campo da gravura no mundo todo. Foi no ano de 1923, que iniciou experimentos com xilogravura com o intuito de "impor uma disciplina às divagações a que o desenho o levava". Em depoimento ao crítico e poeta Ferreira Gullar (1930), conta ter sentido "a necessidade de dar controle a estas divagações".


Serviço Bergamin & Gomide apresenta Oswaldo Goeldi na Semana de Arte Visitação: de 01 a 03 de setembro. Das 12h às 20h.

Pavilhão das Culturas Brasileiras (Parque Ibirapuera)

www.bergamingomide.com.br

Últimas notícias

Desenvolvido por

 

 

logocmmais.png