top of page

Exposição de arte contemporânea ocupa 6 andares de prédio no Centro de SP

Mostra Retrotopias acontece no edifício Magdalena Laura e o teatro Next, com entraga gratuita. Formatos incluem fotografia, vídeo, grafite, pintura, escultura, performance, música, produção gráfica, dentre outros

Com entrada gratuita, Retrotopias fica em cartaz até o dia a 9 de outubro. A entrada é grátis. “Uma jornada num lugar que não existe para narrar poeticamente identidade, heterogenia multifacetada e estratificada por meio de diversas lentes que evidenciam as contradições e a beleza dos aglomerados urbanos contemporâneos”. É como se autodefine o projeto Retrotopias, que inicia no próximo dia 5 de setembro uma série de exposições, intervenções e performances artísticas.


Foto: Divulgação.

Idealizada por Renata Junqueira e Antônio Rocco, com a curadoria participativa de William Baglione, Luiz Martins e Cesar Meneghetti, a mostra ocupa seis andares do Edifício Magdalena Laura no centro nevrálgico de São Paulo e dá espaço à diversidade de suportes artísticos: residência, produção gráfica, leituras, apresentações musicais, poesia, vídeos, performances, exposições, dentre outros.


Assim como a variedade de suportes, a lista de confirmados também é diversa. Estão envolvidos: Monica Nador, Alexandre Orion, Arthur Scovino, Herbert Baglione, Rodrigo Linhares, Ivan Shupikov, Cesar Meneghetti, Antonio Rocco, Luiz Martins, Giancarlo Latorraca, Guilherme Gafi, Tinho, Daniel Minchoni, Ateliê Tipográfico, Jê Américo, Cristina Elias, Andrea Boller, Ding Musa, Katia Salvany, Sonia Guggisberg, Fyodor Pavlov-Andreevich, William Baglione, ACruz Sesper Trio, Julia Tranchesi, Allann Seabra e Marcos Melo.


“O Teatro Next traz em seu cerne a experimentação artística teatral e o edifício acima dele, o Magdalena Laura, originalmente destinado a escritórios comerciais, em pleno centro nevrálgico de São Paulo, tinha algumas salas vazias”, explica a organizadora Renata Junqueira. “A ideia, então, é ativar estes espaços, acender holofotes sobre um recorte da cena artística vibrante da cidade, dando espaço a uma espécie de painel criativo e, ainda, aproveitar a temporada da Bienal de Arte de São Paulo”, completa.


Foto: Divulgação.

Batizado de Retrotopias, o projeto emprestou o nome do ensaio póstumo de Zygmunt Bauman, um dos pensadores mais influentes do século XX, onde o filósofo reflete sobre estarmos diante de um futuro em parte sem esperança ou progresso e, diante disso, começarmos a buscar a utopia em um passado idealizado, do qual se selecionam apenas algumas partes, numa replicação mais imaginária do que real.

Serviço

Retrotopias

Data: 5 de setembro a 9 de outubro

Local: Edifício Madalena Laura e Teatro Next

Endereço: Rua Rego Freitas, 454 - República - São Paulo/SP

Entrada Gratuita

Horário de visitação:

Segunda a Sábado: 12h às 18h

Informações: 3259-9636

bottom of page