top of page

Exposição "Quem Sou Eu?" do Sesc homenageia os 25 anos do Museu da Pessoa

O Sesc SP apresenta a exposição "Quem sou Eu?" em comemoração aos 25 anos do Museu da Pessoa. Com abertura no dia 22 de setembro, às 19h, a atração contará com olhares sobre o acervo do Museu da Pessoa, feitos por três curadores convidados: Cristiano Burlan, Diógenes Moura e Viviane Ferreira, e conta com a curadoria da historiadora Karen Worcman e cenografia de Marcelo Larrea. As instalações ficam em exposição no Sesc Vila Mariana até 17 de dezembro, de terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados, das 10h às 20h30; e domingos e feriados, das 10h às 18h30. A entrada é gratuita.


Fotos do acervo do Museu da Pessoa que estarão expostas no Sesc Vila Mariana

O Sesc SP e o Museu da Pessoa são parceiros desde 1994, quando iniciaram o projeto "Memórias do Comércio em São Paulo", cujo objetivo é registrar as histórias do comércio com foco em narrativas de vida de comerciantes, comerciários e pessoas envolvidas na cadeia produtiva do comércio.


Este acervo engloba arquivos particulares dos entrevistados e a sistematização de informações sobre os contextos sociais, culturais e históricos. Atualmente são 263 entrevistas registradas em vídeo e uma coleção de mais de 1.000 fotos e documentos digitalizados e catalogados.


“As memórias de mim mesmo me ajudaram a entender as tramas das quais fiz parte”.

Paulo Freire, educador, nascido em Recife (PE) em 1921.


“Quem sou eu?” Esta pergunta tão singela quanto instigante é o eixo narrativo da exposição, mote inspirado no trabalho do psicólogo americano Jerome Bruner (1915-2016). Precursor da psicologia cognitiva, ele afirmou: “nós construímos e reconstruímos nossos ‘eus’ constantemente para satisfazer as necessidades das situações com que nos deparamos, e fazemos isso com a orientação de nossas memórias do passado e de nossas esperanças e medos do futuro”.


A reflexão dialoga diretamente com o trabalho realizado no Museu da Pessoa, dedicado ao registro, preservação e disseminação de histórias de vida. Idealizado e fundado em 1992 por Karen Worcman, o Museu tem como marca o pioneirismo: ao longo de sua trajetória constituiu um acervo audiovisual único, representativo de uma fração importante da história social brasileira de fins do século XIX até os dias atuais e já recebeu 19 prêmios. A verdadeira potência desse acervo, composto por 18 mil histórias de vida, está em provocar escutas que, por meio da empatia, propiciem mudanças nas perspectivas que temos sobre o mundo e sobre nós mesmos. “Somos, afinal, seres históricos, mas não apenas isso: somos seres na História carregados de histórias”, afirma Karen.


“Eu gosto de contar minha história, que é uma história que tinha tudo para ter outro final.

É como se eu dissesse ao passado: achou que eu não ia ser ninguém, olha eu aqui!”.

Sérgio Vaz, poeta, nascido em Ladainha (MG) em 1964


A exposição


Os ambientes da exposição têm como base o círculo, a forma ancestral de compartilhamento de histórias. Distribuídos em dois módulos, apresentam separadamente as obras “Um Instante que Resiste”, “Ensaio para Sinônimos” e a coleção “Vínculos Afetivos”, além de uma breve história dos 25 anos do Museu da Pessoa no Brasil. A cenografia da exposição foi concebida por Marcelo Larrea, diretor de arte e cenógrafo argentino radicado no Brasil, que tem como um dos pilares de seu trabalho os valores da sustentabilidade, enfrentando os desafios cotidianos com a redução de impactos negativos no meio ambiente.


Serviço

Exposição "Quem Sou Eu?"

Abertura: 22 de setembro, sexta, às 19h

Visitação: De 23 de setembro a 17 de dezembro

Terça a sexta, das 10h às 21h30;

Sábados, das 10h às 20h30; domingos e feriados, das 10h às 18h30

Local: Hall dos Elevadores (Piso Térreo – Torre A)

Livre

Grátis

Agendamento de grupos: agendamento@vilamariana.sescsp.org.br

Horário de funcionamento da Unidade:

Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábado, das 9h às 21h; e domingo e feriado, das 9h às 18h30

Foto: Divulgação

bottom of page