top of page

Estado de SP terá o maior evento gastronômico do país durante todo o mês de outubro

Começa nesta terça-feira, dia 1, a primeira edição do SP Gastronomia que promove, até o dia 31, mais de 200 ações por todo o Estado com exposições, menus a preços especiais e encontros com chefs.


Eventos culturais, como a leitura mediada “Rota da pizza” que conta o percurso que a pizza percorreu até chegar nos cardápios paulistanos, também fazem parte da programação (foto: Zuzana Gazdikova/ Pixabay)


"É um programa vigoroso em um Estado que já tem enorme tradição na área gastronômica", declarou o Governador João Dória durante entrevista coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes para o lançamento do projeto. "Tomamos a decisão de concentrar o evento no mês de outubro para ser um grande difusor. O objetivo é fortalecer a consciência de São Paulo como principal centro gastronômico do país. Nosso objetivo também é garantir a continuidade dos empregos temporários que, iniciando em outubro, tenham a oportunidade de prosseguir atuando no setor gastronômico. Esse impulso pode ajudar e fortalecer os conceitos de gastronomia e empregabilidade", acrescentou


Ao longo de todo o mês, serão mais de 200 atividades relacionadas ao setor em todas as regiões do estado. O calendário institui outubro como Mês da Gastronomia e estimula, além do próprio segmento, outras diversas atividades ligadas à economia criativa e ao turismo.


O SP Gastronomia vai promover competições gastronômicas, cursos e palestras com chefs consagrados, menus especiais a preços acessíveis, exibição de filmes com degustações temáticas, exposições, feira literária, cardápios elaborados por chefs renomados a R$ 1 na rede Bom Prato, programação cultural em museus, bibliotecas e Fábricas de Cultura, festivais e ações sobre educação alimentar.


Programação


São Paulo terá atividades gastronômicas distribuídas nas 16 macrorregiões do Estado em todos os dias de outubro. Fazem parte da agenda eventos como a Festa de San Genaro e o Restaurante Week. A programação completa de ações está disponível no portal www.spgastronomia.sp.gov.br.


Até o dia 5, bares e restaurantes podem inscrever um prato promocional e entrar na lista de estabelecimentos parceiros. Eventos do setor também podem solicitar a inclusão no calendário pelo e-mail spgastronomia@sp.gov.br.


bottom of page