top of page

Paribar comemora 70 anos com festival de festas de rua na Praça Don José Gaspar

Inaugurado pela primeira vez em 1949, o Paribar faz parte da história urbana e boêmia do Centro de São Paulo. Em outubro, o endereço icônico completa 70 anos e ganha uma grande celebração que representa bem sua vocação de resistência cultural. No dia 13, um festival de festas de rua com acesso gratuito reúne os principais labels que sacudiram a Praça Don José Gastar em sua fase mais recente sob o comando do chef Luiz Campiglia.


Chef Luiz Campiglia no salão do Paribar, que comemora 70 anos (foto: Bia Ferrer)

Nas décadas de 50, 60 e 70 podiam ser vistos em suas mesas nomes como Caetano Veloso, Chico Buarque, Roberto Carlos, Marcos Rey, Sérgio Milliet, e até mesmo Che Guevara em sua passagem pelo Brasil, em 1961, além de Mick Jagger e Keith Richards, entre 1978 e 79. Na última década, mantendo sua tradição vanguardista, foi palco de festas como a Mel e a edição especial de rua da CIO. Eventos como estes transformaram a relação do público com a cidade, a música e as artes, sem rótulos e sem preconceitos.


Fachada do Paribar e a praça Don José Gaspar (foto: Divulgação)

Para celebrar a resistência, o festival conta com nomes que representam toda uma geração de festas de rua, muitas que nasceram ali, na Praça Don José Gaspar. Já estão confirmados AD Ferreira (Mel), DJ Tide (Je Treme Mon Amour), Magal e Gláucia ++ (CIO), Mauro Farina (Free Beats) e MATS. Uma diversidade musical que mostra bem o que o Paribar representa para a cidade, uma tarde onde será possível dançar ao som das brasilidades, hip hop, pop dos anos 80 até à música eletrônica, da disco aos beats mais undergrounds.


Redescoberta do Paribar pelo chef Luiz Campiglia


O Paribar é uma casa que faz parte da história do centro de São Paulo, um bar e restaurante que nasceu em 1949. Seu nome vem da junção das iniciais das palavras “pastifício”, “ristorante” e “bar”, que já demonstram sua vocação. Uma diversidade que, ainda em sua versão atual sob o comando do chef Luiz Campiglia, vai além do cardápio. Sua efervescência cultural e seu público é parte fundamental do charme do lugar por onde passam, há décadas, intelectuais, políticos, jornalistas, poetas, artistas e boêmios em geral.


Luiz Campiglia está à frente do novo Paribar desde 2010 (foto: Via Ferrer)

Quando assumiu o endereço, Luiz Campiglia ainda não conhecia sua importância histórica e, no local, inaugurou, em 2005, o restaurante Santa Fé. Contudo, antigos e saudosistas frequentadores começaram a frequentar sua casa e contar sua história. O chef, que já possuía uma relação de amor com a cidade e a região central, decide então que precisava prestar essa homenagem e, em 2010, nasce o Paribar, buscando referências clássicas em vários detalhes fieis ao original, desde o menu até a decoração, como o toldo verde e branco, o balcão iluminado, as cadeiras de vime e a fachada de mármore italiano.


Serviço

Paribar 70 anos

Data: 13 de outubro de 2019 (domingo)

Horário: Das 14h às 22h

Line-up Confirmado até o momento:

AD Ferreira (Mel) vs. DJ Tide (Je Treme Mon Amour)

Mauro Farina (Free beats) vs. MATS

Magal vs. Gláucia ++ (CIO)

* Acesso gratuito

* O Paribar e as festas que a casa recebe não toleram qualquer tipo de discriminação ou preconceito.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/978048195866486/


Paribar

Endereço: Praça Dom José Gaspar, 42 - Centro - São Paulo - SP

Telefone: 11 3159-0219

Horários de funcionamento: Seg: 11h as 22h | Ter a Sab: 11h as 00h | Dom: 11h as 17h.

Site: www.paribar.com.br

Instagram: @restparibar

Facebook: @ParibarGastronomiaBoemia

bottom of page