Desenvolvido por

 

 

logocmmais.png

Rolé Brasil faz passeio gratuito por pontos históricos da região da Luz conduzido por historiadores

15.10.2019

Neste sábado, dia 19 de outubro, às 10h, acontece a segunda edição do Rolé Brasil em São Paulo. O passeio, gratuito e aberto ao público, terá início na Estação da Luz, no Bom Retiro, e irá percorrer museus e monumentos que ajudam entender a história da região.

 

Prédio principal da Estação da Luz (foto: Divulgação) 

 

Quem passa hoje pelo bairro e encontra marcos como o Jardim da Luz, a Estação da Luz, a Sala São Paulo (antiga Estação Julio Prestes), o Museu da Língua Portuguesa, o Mosteiro da Luz, o Museu de Arte Sacra e a Pinacoteca de São Paulo nem imagina que a região era uma área pantanosa chamada Campo de Guaré, por muito tempo ocupada por fazendas e criações de gado. A partir do século 19, o local começou a ser aterrado e vias e pontes foram construídas, tendo seu ápice com o início da construção da ferrovia São Paulo Railway Company, por iniciativa do Barão de Mauá, para o escoamento da produção cafeeira para o porto de Santos. Em 1865 foi inaugurada a Estação da Luz, gerando profundas mudanças no bairro: a área se valorizou e os paulistanos frequentavam o Jardim da Luz nos finais de semana. 

 

Tanto o Rolé Brasil quanto o Rolé Carioca são realizações do estúdio M’Baraká. Em São Paulo, o Rolé Brasil está sendo realizado em parceria com a Victorio Produções. O projeto conta ainda com consultoria de conteúdo do gestor nacional do curso de educação da Estácio, Rodrigo Rainha, e do historiador William Martins - mestres de cerimônia do projeto e principais guias dos passeios. O Rolé Brasil tem patrocínio da Estácio e foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania e Governo Federal.  O Rolé Brasil é um desdobramento do Rolé Carioca, projeto recém premiado pelo Iphan e que está em sua 7ª edição no Rio de Janeiro. Além de São Paulo, o Rolé Brasil visitou outras oito cidades, reunindo mais de 4.500 pessoas em 16 diferentes roteiros e percorrendo cerca de 60 quilômetros. O portal www.rolecarioca.com.br reúne informações, curiosidades e dados históricos sobre todos os roteiros já realizados.

 

Outra perspectiva da área de embarque da Estação da Luz (foto: Divulgação)

 

Para Rodrigo Rainha, professor de História e gestor nacional de educação da Estácio, o Rolé em São Paulo é uma busca do entendimento sobre o que significa patrimônio e tombamento em uma cidade tão grande. “Falamos que patrimônio histórico é referenciado na importância social e reconhecimento público, mas como isso é possível em uma cidade a 100 por hora. Por isso o Rolé é um convite para experimentar a cidade e vivenciar o flanar, o exercício social que nos dá identidade e pertencimento”, explica Rainha.  

 

“O Rolé Brasil é um projeto muito importante para entendermos a história e identificarmos os lugares de memória presentes em São Paulo. Por isso, seguindo nosso propósito de Educar para Transformar, fazemos questão de engajar nossos alunos, colaboradores e a sociedade como um todo em iniciativas como essa”, comenta Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade e vice-reitora de Cultura da Estácio.

 

Serviço

Rolé Brasil – Região da Luz

Data: 19 de outubro (sábado)

Hora: 10 horas

Ponto de encontro: Estação da Luz

Gratuito – Não é necessário fazer inscrição

Duração: aproximadamente 2 horas

www.facebook.com/RoleBrasil

 

Please reload

Please reload

Outras notícias