top of page

Guarujá oferece muito mais ao visitante do que apenas praia e sol

Há pouco mais de 90 km da capital e cerca de uma hora e meia de viagem, Guarujá oferece atrações turísticas que vão muito além de suas belas praias e que pouca gente conhece. O destino que ganhou o apelido legendário de "Pérola do Atlântico", oferece uma programação histórica que vai até a pré-história. Uma oportunidade única para o turismo de fim de semana para quem não quer gastar muito ou mesmo para quem vai passar uma temporada maior na praia e quer planejar algo diferente.


Segundo o GCVB – Visite Guarujá, a cidade dispõe de atrativos inusitados e pouco conhecidos até mesmo pelos moradores ou visitantes frequentes. Entre eles, estão o sítio arqueológico Crumaú; Ruínas Ermida de Santo Antônio do Guaibê – Bertioga; e Fortaleza de São Felipe (Forte São Luiz). E, tudo disso, oferecendo uma grande variedade de hospedagens para todos os gostos e com preços acessíveis para todos os bolsos.


“São diamantes brutos, que merecem ser lapidados para compor o nosso marketing turístico”, manifesta-se Maria Laudenir C. S. Oliveira, a Lau, que preside o GCVB-Visite Guarujá. As agências de viagens receptivas, sediadas no destino turístico, têm papel relevante na apresentação destas alternativas diferenciadas, aos turistas brasileiros e estrangeiros.


Crumaú


Sítio arqueológico tem, pelo menos, 8 mil anos. Oculto na região de mangue, às margens do canal de Bertioga, em Guarujá, ostenta um sambaqui de 31 metros de altura e cerca de 100 metros de extensão. Em processo de avaliação pela comunidade científica, pode vir a se confirmar o maior do mundo. Trata-se de um sítio arqueológico deixado pelos habitantes da costa brasileira muito antes dos tupis-guaranis. A palavra deriva do termo “tambaqui”, do tupi-guarani, que quer dizer “monte de conchas”.

Petroglifos descoberto no sítio arqueológico em Guarujá (foto: Divulgação)

Fortaleza de São Felipe ou Forte de São Luiz


Construída em 1765, em local estratégico, por ordem do governador da Província, Morgado Mateus, fica localizada no extremo norte da Ilha de Santo Amaro, em Guarujá. São ruínas, onde remanescem muralhas, as bases das guaritas, muros e pisos em pedra.


Fortaleza de São Felipe ou Forte de São Luiz (foto: Divulgação)

Ruínas Ermida de Santo Antônio do Guaibê – Bertioga


Ainda apresenta paredes firmes, suportadas pela mata local. Há um altar e até um santinho. Os ornamentos dos pilares impressionam e chama a atenção o escoamento de água, construído na época. As pedras, como era costume, foram fixadas com óleo de baleia. Nesse local, o Padre Anchieta rezou missas. Acesso de dá pela Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana – Guarujá. Está aberta à visitação durante 24 horas.


Ruínas de Santo Antônio do Guaibê (foto: Divulgação)

Para mais informações sobre as atrações e hospedagem acesse www.visitegraruja.com.br.

bottom of page