Desenvolvido por

 

 

logocmmais.png

Você sabia que o Brasil é um dos países mais ricos em artesanato no mundo?

11.02.2020

Com um país de dimensões continentais, não é difícil de encontrar todo o tipo de arte no Brasil, O artesanato no pais é tão vasto e cheio de belezas quanto nossas riquezas naturais – e que recebeu influências indígenas e também dos colonizadores.

A comunidade indígena é considerada o primeiro grupo de artesãos, com a utilização de pigmentos naturais para tingir seus trabalhos de tecelagem e cerâmica, bem como instrumentos musicais e para uso doméstico e na caça. A história do artesanato no Brasil é riquíssima, sendo um dos mais expressivos países nesta arte ao redor do mundo.

 

Estatueta - Art Figurine Clay Craft (Foto: Divulgação)

 

Cada região mantém seu estilo e sua técnica específica. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, podemos verificar uma imensa variedade no artesanato brasileiro, por causa de nossa vasta e rica diversidade cultural. No Nordeste temos os trabalhos de carrancas, em barro, madeira, areia e em cerâmica de caruaru.

 

A ceramista Lucy Lemmi afirma “O artesanato brasileiro – que mescla as influências indígenas com europeias. As rendas nordestinas são adaptações do artesanato francês e português, por exemplo. Cada canto do país tem influências diferentes e o artesanato traz consigo a história e tradição de um povo” Lucy Há 20 anos, realiza um trabalho no torno e na modelagem que seguem uma metodologia própria tendo influência da cerâmica japonesa, usando elementos da biodiversidade e da fauna brasileira.

 

Foto: Divulgação

 

No brasil, o artesanato tem como característica o uso da cerâmica (ou barro) como matéria-prima de diversas artes, como bonecos, estátuas e utilitários. Esse tipo de arte teve seu desenvolvimento em praticamente todo o território nacional. A arte com esse material tem influência indígena, mas mesclou-se com as tradições europeias e africanas. Estados em que o artesanato Brasil feito com cerâmica mais se desenvolveu: São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Pará, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Alagoas. Lucy Lemmi diz “Uma peça de cerâmica leva em si, além de beleza, história”.

 

Hoje, Lucy comanda seu ateliê em São Paulo, onde além de expor suas peças, ela também ministra aulas de cerâmica “Além de ensinar a modelagem, eu procuro sempre contextualizar a origem do que estamos fazendo, o artesanato no Brasil é muito rico, com uma história muito linda e essa história merece ser contada”

 

Sobre Lucy Lemmi

 

Farmacêutica Bioquímica com mestrado em Botânica pelo Instituto de Biociências na USP, Lucy já trabalhou no Jardim botânico em São Paulo realizando coletas de fungos na Mata Atlântica e lecionou nas Universidades Mackenzie e Universidade São Judas.

Please reload

Please reload

Outras notícias