Japan House São Paulo oferece programação online em suas mídias digitais

02.05.2020

O projeto #JHSPOnline destaca conteúdos especiais para o público por meio  das mídias digitais da Japan House São Paulo. Toda semana, novos temas que ressaltam as diferentes vertentes do Japão contemporâneo são disponibilizados diariamente no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, para que o público possa aprender, interagir e ocupar-se de arte e cultura.

 

A Japan House São Paulo fica na Av. Paulista e conta com programação intensa, como a exposição "Japão em Sonhos" 

(foto: divulgação)

 

Para a temporada entre 4 e 16 de maio, a instituição preparou conteúdos como um novo passo a passo para aprender diferentes usos da técnica milenar japonesa do Furoshiki (amarração com tecido quadrado utilizando apenas nós) e uma série de postagens que destacam filosofias japonesas, dessa vez apresentando o Mottainai e o MA, filosofias que podem inspirar para um maior bem estar durante o isolamento social.

 

A novidade na agenda é a série Conversa Online com o Educativo, onde o núcleo Educativo da Japan House São Paulo propõe um diálogo sobre diferentes temas relacionados à cultura e arte japonesa, tanto para o público em geral quanto para grupos e instituições. Para essa quinzena, as conversas acontecerão a partir dos assuntos das exposições "Construção", de Tadashi Kawamata e "Japão em Sonhos", recentemente expostas no centro cultural. Segue na programação a série JHSP recomenda, especial semanal em que os colaboradores da instituição dão dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura nipônica.

 

Em destaque entre as tradições, a agenda destaca conteúdo em comemoração especial ao Dia das Crianças do Japão, comemorado em 05 de maio. Nessa data, as crianças serão presenteadas com uma oficina online de Koinobori, flâmulas em formatos de carpas que, segundo a tradição, são hasteadas  em comemoração à data. O Dia das Mães, celebrado em 10 de maio, também recebe homenagem em conteúdo que aborda a história e a simbologia dos presentes oferecidos neste dia.

 

O teatro Kamishibai também faz parte da programação, com um passo a passo em vídeo de como montar o seu próprio teatro de papel, buscando incentivar as crianças a criarem suas próprias histórias e contá-las para toda a família. Já a convidada professora Michiko Okano proporciona uma aula sobre o MA, relação entre espaço e arte, sendo um conceito muito presente no dia a dia do povo japonês, porém de difícil interpretação. E para aqueles que gostam de aprender sobre dicas de etiqueta, uma aula de como utilizar o Hashi de maneira correta também será apresentada através de ilustrações, mostrando o que podemos ou não fazer com esse artefato tão presente na cultura nipônica.

 

Para relembrar, às quintas-feiras o #tbt traz de volta uma das exposições mais pedidas pelos seguidores através de votação nos stories do Instagram e o cronograma inclui resgates do podcast da Japan House São Paulo, desta vez com os episódio 3 , que abordam a literatura japonesa com o livro  “Querida Konbini”, de Sayaka Murata.

 

Confira a programação da #JHSPONLINE para o período: 

 

04 de maio (segunda-feira) 

Furoshiki: Passo a passo da amarração

Neste post vamos compartilhar mais curiosidades sobre a técnica milenar japonesa do Furoshiki, além de um passo a passo ilustrado com imagens para aprender uma nova amarração com o tecido quadrado utilizando apenas nós.

 

05 de maio (terça-feira)

Dia das crianças no Japão: atividade de Koinobori

Celebrado no dia 05 de maio, o Dia das Crianças recebe post especial com atividade com o koinobori (flâmula em formato de carpa) - grande símbolo desta data.

 

05 de maio (terça-feira), às 16h

Conversas online com o Educativo

O Núcleo Educativo da Japan House São Paulo realiza conversas on-line sobre diferentes temas e assuntos relacionados à cultura e arte japonesas, tanto para o público em geral quanto para grupos e instituições. A estreia acontece com a atividade “Tadashi Kawamata: Construção de um fazer artístico”, às 16h, em conversa que apresenta algumas obras do artista Tadashi Kawamata com o intuito de aproximar os participantes de seu fazer artístico. Entra na discussão procedimentos de trabalho, o uso dos materiais e os deslocamentos propostos por ele em alguns dos seus projetos.

Acompanhe as nossas redes sociais para receber o link de participação.

Orientações: Para uma melhor experiência sugerimos a participação pelo computador; Não é obrigatório o uso da câmera e do microfone; Não é necessário ter visitado as exposições e nem mesmo a Japan House São Paulo para participar.

Esta atividade também está disponível para grupos fechados (escolas, empresas, instituições, etc). O agendamento deve ser realizado via e-mail educativo@jhsp.com.br

 

06 de maio (quarta-feira)

Filosofias  Japonesas: Mottainai

O terceiro tema desta série de postagens dos principais conceitos que guiam a sociedade japonesa será mottainai: o conceito de não desperdiçar nada, valorizar tudo que ainda pode ser aproveitado de alguma maneira.

 

07 de maio (quinta-feira)

#TBT

Toda a quinta-feira é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp

 

08 de maio (sexta-feira)

JHSP recomenda

Nesta série os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

 

10 de maio (domingo) 

Dia das Mães

O Haha no Hi (母の日), Dia das Mães no Japão, é uma data muito especial e que já passou por muitas transformações. Abordaremos a história por trás da definição desse dia e a simbologia dos presentes oferecidos.

 

11 de maio (segunda-feira)

Kamishibai: passo a passo para montar o seu próprio teatro de papel

Conheça mais sobre o tradicional kamishibai, antigo teatro de papel que pode incentivar as crianças a criarem suas próprias histórias e contá-las para toda a família. Com um passo a passo em vídeo, aprenda a fazer em casa o seu.

 

12 de maio (terça-feira)

Sayaka Murata: relembrar ep 3 do podcast

Relembraremos o terceiro episódio da série de podcasts do centro cultural, que nesta temporada inicial aborda a literatura japonesa. O destaque é para o livro “Querida Konbini”, de Sayaka Murata.

 

12 de maio (terça-feira), às 16h

Conversas online com o Educativo

Com inspiração na exposição “Japão em Sonhos”, essa conversa será uma viagem pelo imaginário nipônico por meio das gravuras japonesas (ukiyo-e), apresentando um pouco do seu contexto histórico, principais representantes e o fascínio causado por elas em artistas ocidentais como, por exemplo, Van Gogh. 

Acompanhe as nossas redes sociais para receber o link de participação.

Orientações: Para uma melhor experiência sugerimos a participação pelo computador; não é obrigatório o uso da câmera e do microfone; não é necessário ter visitado as exposições e nem mesmo a Japan House São Paulo para participar.

Esta atividade também está disponível para grupos fechados (escolas, empresas, instituições, etc). O agendamento deve ser realizado via e-mail educativo@jhsp.com.br

 

13 de maio (quarta-feira)

Filosofias Japonesas: MA

A professora Michiko Okano explica o MA, que é a relação entre espaço e arte, muito presente no dia a dia do povo japonês, porém, um conceito de  difícil interpretação.

 

14 de maio (quinta-feira)

#TBT

Toda a quinta-feira é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp

 

15 de maio (sexta-feira)

Hashi: etiqueta

Por meio de ilustrações, vamos explicar algumas curiosidades do que não fazer com o hashi.

 

16 de maio (sábado)

JHSP recomenda

Nesta série os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

 

JAPAN HOUSE São Paulo

Site: www.japanhouse.jp/saopaulo  

Facebook: www.facebook.com/JapanHouseSP/ 

Instagram: @japanhousesp 

Twitter: //twitter.com/japanhousesp 

Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo 

 JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52

A sede do centro cultural segue com as atividades suspensas, em conformidade com as orientações dadas pelo Governo do Estado de São Paulo visando contribuir para a não disseminação do coronavírus (COVID-19).

 

Please reload

Please reload

Outras notícias

Desenvolvido por

 

 

logocmmais.png