top of page

Série de lives em apoio ao fundo "Juntos pela Música" reúne músicos brasileiros renomados

A série Janela UBC, realizada pela União Brasileira de Compositores, vem promovendo encontros virtuais com artistas, executivos, produtores e outros profissionais do meio musical para ajudar a divulgar a campanha "Juntos pela Música", além de trazer mais informação e cultura em meio à pandemia do novo Coronavírus. Os convidados da semana serão Marina Mattoso, CEO da Jangada Comunicação, Tico Santa Cruz, Elba Ramalho e Antônio Cícero, que participam das lives nos dias 08, 09, 10 e 11/09. As transmissões acontecem sempre às 16 horas, na página da UBC no Instagram: http://www.instagram.com/ubcmusica/ .


Idealizado pela UBC em parceria com o Spotiy, o fundo "Juntos Pela Música" está ajudando financeiramente músicos e profissionais da indústria que foram atingidos pela crise. A meta inicial de arrecadações foi atingida com doações feitas através de plataforma de crowdfunding, acumulando mais de R﹩ 1,7 milhão, valor suficiente para socorrer 1057 famílias com o valor de R﹩ 1.600, divididos em 4 parcelas. Agora, para dar continuidade à campanha e ampliar o alcance do benefício a mais músicos, a contribuição pode ser feita diretamente na conta da UBC.


Tico Santa Cruz e Elba Ramalho (Foto: Divulgação)


As transmissões da semana começam na terça-feira, 08 de setembro, quando a Gerente de Comunicação da UBC Elisa Eisenlohr recebe a empresária Marina Mattoso. Há 10 anos à frente da comunicação digital de clientes do mercado musical, como Gilberto Gil, Claudia Leitte, UBC e Sony ATV, Marina é hoje CEO da Jangada Comunicação, agência focada em planejamento estratégico e marketing de conteúdo no ramo do entretenimento. Desde 2019 faz parte do comitê de comunicação do Women In Music Brasil e integra o time de especialistas do GiRo Digital, da Associação Brasileira da Música Independente. Marina também é coordenadora do curso Marketing Digital para Artistas, do Music Rio Academy.


No dia 09, quarta-feira, o cantor e compositor Manno Góes comanda bate-papo musical com Tico Santa Cruz. Vocalista e um dos fundadores do Detonautas Roque Clube, o músico se tornou um dos mais célebres roqueiros da nova fase do rock no Brasil. O Detonautas foi criado em 1997, no Rio de Janeiro. Geralmente, as letras de suas canções referem-se ao amor, à violência e à corrupção, uma preocupação com a cidadania que marca o perfil de luta social e política da banda, que já abriu shows de bandas como Spy vs Spy, Silverchair, Red Hot Chilli Peppers, Evanescence, System of a Down, Guns N' Roses, Marky Ramone, The Offspring e Whitesnake.


Paula Lima e Antônio Cícero (Foto: Divulgação)


Na quinta, dia 10/09, a convidada será Elba Ramalho, que vai conversar com a cantora e Diretora da UBC Paula Lima . Cantora, compositora, multi-instrumentista e atriz, Elba teve sua primeira experiência musical em 1968, tocando bateria no conjunto feminino "As Brasas". Em 1979, lançou sem primeiro álbum solo, "Ave de Prata", consolidando-se como uma das principais cantoras brasileiras em atividade. Em mais de 35 anos de carreira, a artista vendeu mais de 10 milhões de discos. Possui dois Grammy Latino pelos álbuns: "Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa?" (2008) e "Balaio de Amor" (2009), na categoria Melhor Álbum de Raízes Brasileiras: Regional e Tropical.


Fechando a semana na sexta-feira, dia 11 de setembro, o músico, produtor e Diretor da UBC Geraldo Vianna recebe o compositor, poeta, filósofo e escritor brasileiro Antonio Cicero. Membro da Academia Brasileira de Letras, o carioca Antônio Cícero tornou-se conhecido no final dos anos 70 como o letrista das canções de sua irmã, Marina Lima. É autor do ensaio "O mundo desde o fim" (1995) e de duas coletâneas poéticas: "Guardar" (1997, Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira) e "A cidade e os livros" (2002).


Manno Góes e Geraldo Viana (Foto: Divulgação)


Sobre o fundo "Juntos Pela Música"


A pandemia do Covid-19 acertou em cheio a indústria da música. A proibição da realização de eventos estancou quase por inteira a fonte de renda de milhares de artistas. A crise afeta também a arrecadação de direitos autorais por execução pública, que terá queda de R﹩ 140 milhões em 3 meses, segundo o Ecad. Diante deste cenário, a União Brasileira de Compositores (UBC) e o Spotify lançam o fundo "Juntos Pela Música", que remunerará artistas que enfrentam dificuldades financeiras. O fundo nasceu com R﹩ 1 milhão, sendo R﹩ 500 mil da UBC e outros R﹩ 500 mil do Spotify, destinados a milhares de artistas afetados pela quarentena.


Para ampliar o alcance dos benefícios, as entidades abriram a campanha para doações da sociedade civil, através de uma plataforma de crowdfunding, a Benfeitoria. Com a meta alcançada, o projeto hoje apoia 1.057 famílias. Agora a campanha segue para a fase dois: aqueles que quiserem continuar contribuindo com a causa poderão fazer suas doações por meio de depósito direto para a organização.


Dados para doação para a campanha:


Banco Santander: agência 0057, conta corrente 13005545-5, CNPJ 33.576.166/0001-00 (o destinatário é a União Brasileira de Compositores). Após fazer a doação, é necessário enviar um comprovante para o e-mail comunicacao@ubc.org.br.


Sobre a UBC


União Brasileira de Compositores - UBC é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural.


A UBC foi fundada em 1942 por autores e atua até hoje com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência, representando mais de 30 mil associados, entre autores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras. Para mais informações: Elisa Eisenlohr: elisa.eisenlohr@ubc.org.br / Whatsapp: (21) 99746-4047

SERVIÇO - JANELA UBC

Transmissão: http://www.instagram.com/ubcmusica/ Data: 08/09 (terça-feira) Horário: 16 horas Convidados: Elisa Eisenlohr e Marina Mattoso Data: 09/09 (quarta-feira) Horário: 16 horas Convidados: Manno Goés e Tico Santa Cruz Data: 10/09 (quinta-feira) Horário: 16 horas Convidados: Paula Lima e Elba Ramalho Data: 11/09 (sexta-feira) Horário: 16 horas Convidados: Geraldo Vianna e Antônio Cícero

Tags:

bottom of page