Ano Novo: quais cores usar virada?

A astróloga, psicanalista e terapeuta holística Virginia Gaia explica que, no Brasil, a tradição do uso de cores específicas na passagem de ano é influenciada pelas religiões de matriz africana. A disseminação do branco nas festas de ano novo, por exemplo, vem dos rituais umbandistas e está associada a Oxalá, o maior dos orixás.

Embora a maior parte das pessoas não se dê conta disso, os objetivos para o ano relacionados às cores refletem exatamente as associações herméticas entre as cores e os astros, com exceção do branco, que é a mistura de todas as cores.

“Pela Lei da Correspondência, princípio do Hermetismo segundo o qual o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa, as cores estão relacionadas, por exemplo, aos astros.”, explica.

Confira abaixo os planetas, os temas que eles evocam, os signos que regem e as respectivas cores. A dica para a entrada de 2021 são os tons de rosa e verde, pois o ano será regido por Vênus, em meio a um grande ciclo de 36 anos de Saturno. Como astro mais brilhante no céu, depois do Sol e da Lua, Vênus rege a beleza e tudo o que mais valorizamos: o amor e a riqueza.



Sol - rege o signo de Leão


Brilho pessoal, sucesso, prosperidade, criatividade e expressividade.


Cores: amarelo-ouro, dourado e âmbar.


Lua - rege o signo de Câncer


Intuição, magia, feminilidade, atratividade e equilíbrio emocional.


Cores: prateado, prata azulado e azul pálido.


Mercúrio - rege os signos de Gêmos e Virgem


Comunicação, comércio, organização, inteligência, aprendizado e clareza mental.


Cores: amarelo-ovo, amarelo alaranjado e cinza


Vênus - rege os signos de Touro e Libra


Amor, relacionamento, beleza, sedução, finanças, persuasão e harmonia


Cores: verde-esmeralda, verde-petróleo e tons de rosa.


Marte - rege os signos de Áries e Escorpião


Paixão, sexualidade, força, conquista, motivação e iniciativa


Cores: todos os tons de vermelho, especialmente o escarlate.


Júpiter - rege os signos de Sagitário e Peixes


Sabedoria, conhecimento, justiça, espiritualidade, proteção, otimismo e expansão.


Cores: azul-escuro, azul-violáceo e violeta


Saturno - rege os signos de Capricórnio e Aquário


Estrutura, materialidade, concretização, projetos de longo prazo, estabilidade e prudência.


Cores: marrom escuro, preto e preto azulado.

“Além de contemplar os tons do planeta regente do ano, também é válido apostar nas cores relacionadas ao signo solar ou ascendente de cada indivíduo.”, complementa a astróloga.

Virgínia Gaia é astróloga, taróloga, psicanalista, terapeuta holística e ministra cursos e palestras.

(foto: Divulgação)


Para quem quiser escolher de acordo com os objetivos do próximo ano, a dica é não somente contemplar o vestuário como também elaborar um pequeno ritual. Pode-se lambuzar com mel uma vela da cor do planeta escolhido e depois acender, mentalizando os votos e desejos para 2021.

Para quem quiser aproveitar a regência de 2021 por Vênus para atrair boas energias para os relacionamentos e também abençoar as finanças, pode-se acender uma vela rosa e uma verde, lambuzadas com mel e azeite, uma ao lado da outra, perto de um vaso decorado com ramos de trigo. Acrescenta-se a esse pequeno ritual de magia planetária um incenso aceso para simbolizar o elemento Ar, uma taça cheia para representar a Água e, por fim, alguns cristais ou moedas dedicados ao elemento Terra para trazer prosperidade.

“Na noite da virada, estaremos com a Lua ainda na fase Cheia, no expressivo signo de Leão, pouco depois de ter chegado ao seu ápice, no dia 30”, diz Virgínia.

Reforçando o caráter emocional da despedida de um ano tão intenso como 2020, teremos a Lua iluminando AL TARF, a estrela Beta da Constelação de Câncer. Marcando a pata mais ao Sul do caranguejo, AL TARF tem brilho alaranjado no céu. Como a grande maioria das estrelas, ela recebeu nome árabe, mas seu significado não poderia ser mais simbólico para o momento: “AL TARF” significa, literalmente, “o fim”, já que ela marca os limites entre a Constelação de Câncer e suas constelações circunvizinhas, como Cão Maior, Hidra e Gêmeos.

“Os votos para 2021 podem ser complementados por uma reflexão sobre crenças e hábitos que precisam ser deixados para trás para garantir a concretização de desejos para o ano-novo”, finaliza a astróloga.
Últimas notícias

Desenvolvido por

 

 

logocmmais.png