top of page

Baile do coletivo AMEM e Vogue For Life celebra o Dia Mundial da Dança

Quem assistiu ao seriado Pose sabe o peso cultural e político da cultura Ballroom, mas pouca gente sabe que esse modelo com o mesmo propósito se espalha cada vez mais pelo Brasil. Uma oportunidade para quem quer participar dessa experiência única acontece no dia 29 de abril, às 18h, quando o Coletivo AMEM e o projeto Vogue For Life, realizam um Ball na Praça das Artes, localizada no centro histórico de São Paulo, para celebrar o dia mundial da dança à convite da Secretaria Municipal da Cultura.


Uma marca registrada dos Balls são as passarelas no meio da pista de dança. (foto: Cintia Rizoli)

A cultura Ballroom surgiu no final da década de 60, em Nova York, idealizada por Crystal Labeija. Ainda hoje, é um movimento político que celebra a diversidade de gênero, empoderamento e raça por meio das chamadas Balls, os bailes com passarela e categorias de dança, beleza e moda.


O coletivo AMEM é um dos principais responsáveis por difundir a cultura de baile na cidade de São Paulo e no Brasil desde 2016, e, hoje, é referência no que diz respeito à produção desses eventos. "É muito significativo realizar uma Ball no dia internacional da Dança trazendo as referências não hegemônicas e narrativas da comunidade Ballroom e mostrando a importância de exaltar corpos diversos na dança", diz Flip Couto. "Depois de 7 anos da Ball Ataque, primeira Ball que aconteceu em São Paulo, a comunidade Ballroom volta a ocupar a praça das artes mostrando o crescimento da cena local." Conclui Couto, fundador do coletivo AMEM e coordenador da São Paulo escola de dança," diz Felix Pimenta, pioneiro da comunidade Ballroom e fundador do coletivo.


O projeto Vogue For Life, idealizado pela pioneira Luna Akira, abrirá o evento que tem como inspiração o outono com três categorias de beleza. "Eu espero que a Fall Ball atraia novas pessoas para participar das categorias de beleza, estética e moda que tem ficado cada vez mais fortes nas balls", disse Akira.


Na sequência vem a ball "Isso é Baile" do coletivo AMEM, com 10 categorias celebrando nomes importantes para a história da dança. Entre os homenageados estão Ismael Ivo, primeiro negro à ocupar o cargo de diretor do Balé da Cidade de São Paulo e Márcia Dailyn, primeira bailarina trans do teatro municipal paulistano.


Ao todo, o evento terá duração de três horas e terá o cantor Biel Lima como host, Legendary Zaila e Legendary Onix como comentadores.

Serviço:

“Isso é Baile” por coletivo AMEM

“Fall Ball” por projeto Vogue For Life

Dia 29 de abril de 2023

Das 18h até 21h

Praça das Artes, Avenida São João 281, Centro - SP

Entrada gratuita.

Komentarze


bottom of page