top of page

Empreendedores do audiovisual podem se inscrever para aporte financeiro da prefeitura

A segunda edição do Amplifica Cine, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, já está com as inscrições abertas. O programa vai oferecer um aporte financeiro de R$ 42.500 para cada um dos 24 possíveis negócios selecionados, além de mentorias, oficinas, rodadas de negócio e conexão com agentes do mercado nacional e internacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, pelo site.

A iniciativa contará com até 24 negócios para um processo de aceleração de seis meses e um investimento de R$ 42.500. (Foto: FreePik)

O programa oferece aos selecionados oportunidade de desenvolver suas capacidades empreendedoras dentro do audiovisual, com o objetivo de transformar seus negócios com ações voltadas para cinema, TV e novas mídias, e busca fortalecer o setor na cidade de São Paulo, fomentando a cadeia produtiva, principalmente nas periferias.

"A economia criativa é um dos segmentos que mais tem crescido nos últimos anos. Fomentar, apoiar e patrocinar o desenvolvimento de propostas criativas é fundamental para que tenhamos um mercado mais diverso e inclusivo, dando oportunidades inclusive para as pessoas que estão nas regiões mais afastadas da cidade", declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. "O Amplifica Cine chega para encontrar grandes potenciais criativos nas periferias da cidade e apoiá-los, do começo ao fim, para que sejam negócios inovadores e sustentáveis", complementa.

O Amplifica Cine é coordenado pela Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento, em parceria com a Spcine, empresa pública de fomento ao cinema e audiovisual paulistano, entidades ligadas às Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Cultura, respectivamente.

"A cidade de São Paulo concentra grandes talentos do audiovisual que apenas precisam de uma oportunidade para se desenvolver, se tornar mais competitivos e possibilitar parcerias e coproduções com os grandes nomes do setor. O Amplifica Cine é uma importante ferramenta que busca reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo desses talentos, além de impulsionar novos negócios e criar pontes de relacionamento com os principais agentes do mercado", afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Já Viviane Ferreira, diretora-presidente da Spcine, afirma que "é extremamente gratificante para a Spcine ser parceira de programas como o Amplifica Cine, que estão em consonância com a nossa política de formação por contemplar as dimensões técnica, empreendedora e artística do audiovisual. Será uma oportunidade perfeita para conhecermos propostas criativas e inovadoras que vão contribuir para deixar o nosso setor ainda mais diverso".

Seleção - O Amplifica Cine é pensado para as mais diversas jornadas, desde coletivos audiovisuais que produzem com baixo ou nenhum orçamento, até as produtoras e estúdios com nível maior de estruturação. Cada equipe selecionada deverá ser composta por, no mínimo, dois membros, que deverão participar de, pelo menos, 85% das todas atividades propostas pelo programa. Os inscritos devem ter mais de 18 anos e residir na cidade de São Paulo por, pelo menos, 2 anos.

O aporte financeiro deverá ser utilizado conforme orientação recebida durante as mentorias, a fim de melhorar os processos produtivos, tais como: compra de equipamentos, investimento em mão-de-obra especializada, marketing e comunicação e outros tipos de investimentos que possam alavancar os resultados do negócio.

Programação - Durante o programa, serão realizados três diagnósticos da situação dos negócios acelerados, com o intuito de elaborar mentorias individuais e personalizadas que atendam as necessidades de cada um. Além disso, serão realizadas oficinas coletivas (presenciais e remotas) abordando tópicos de Gestão de Negócios, "Pitch" e temas específicos do setor audiovisual.

Ao final da aceleração, os coletivos apresentarão os pitches de saída sobre o negócio a uma banca de avaliadores formada por representantes da Ade Sampa, Spcine e parceiros atuantes no ecossistema empreendedor. Em seguida, acontecerá a rodada de negócios com players do mercado e possíveis investidores, para que os acelerados tenham a oportunidade de vender suas ideias e firmar possíveis parcerias.

Durante os seis meses de aceleração e também após esse período, o programa ainda prevê a participação dos acelerados em feiras e eventos nacionais e internacionais de relevância para o setor audiovisual.

Sobre a Ade Sampa

A Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento é uma entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e tem o objetivo de fortalecer e apoiar os micro e pequenos empreendedores que possuem ou querem abrir um negócio nas periferias da cidade de São Paulo.

A agência realiza programas de aceleração e residência, conta com atendimento personalizado para o microempreendedor, oferece cursos e treinamentos gratuitos sobre empreendedorismo para a estruturação e gestão de negócios, além de contar também com os Teias, espaços de trabalhos gratuitos espalhados pela cidade de São Paulo, com toda a infraestrutura necessária e conteúdo sobre o universo empreendedor.

Sobre a Spcine

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.

Commenti


bottom of page