top of page

Espetáculo Demônios de Decápolis faz duas últimas apresentações

Decápolis era uma região do sudeste da antiga Palestina que consistia em dez cidades de origem grega e romana, e que também desempenhou um papel importante na história bíblica. Foi de lá que saiu um dos contos mais emblemáticos do cristianismo e que até hoje gera reflexões sobre o poder do domínio sobre os corpos por meio do capital.


Espetáculo traz para os dias atuais reflexões sobre a dominação dos corpos por meio do capital. (Foto: Divulgação)

Nele, Jesus e seus discípulos são recebidos por um homem possuído por demônios, que angustiado pede ao Cristo que o liberte. Após ordenar que a legião saísse do homem, Jesus permitiu que os demônios entrassem em porcos que moravam no local, e a manada correu para um precipício e se afogou no mar.


Essa passagem é instigante por várias razões. Em primeiro lugar, mostra o poder de Jesus sobre os demônios e sua capacidade de curar aqueles que estavam possuídos. Em segundo lugar, destaca o valor dos porcos na cultura da época, e como a destruição da manada teria sido vista como uma grande perda econômica. Finalmente, é interessante notar que os moradores da cidade ficaram com medo e pediram a Jesus que saísse da região, mesmo depois de terem testemunhado um milagre tão poderoso.


Em Demônios de Decápolis, espetáculo que estreia no próximo dia 5 de maio no Teatro Commune em São Paulo, essa importante narrativa é transportada para os dias atuais, permitindo ao público não apenas uma reflexão mais aprofundada sobre o conto como também uma imersão nas expectativas atuais sobre fé e interesses econômicos.


"A repercussão da época era os milagres e maravilhas que Jesus", conta Fabiano Moreira, produtor do espetáculo. "Assim imaginamos que esses criadores também tinham expectativas em Cristo, mas que foram totalmente frustradas quando viram seus porcos indo para o precipício. Trouxemos para o espetáculo o burguês que explora o pobre para ter mais porcos, o policial corrupto, o sacerdote manipulador, o miserável que serve, se sujeita, abre concessões e tenta ter o que comer, a peça entrelaça todos esses personagens e faz uma reflexão sobre o comportamento humano contemporâneo".

Demônios de Decápolis é uma comédia dramática e tem produção executiva da Acriart, Associação Cristã de Artistas. Foi apresentada de forma virtual durante a pandemia do novocoronavirus em 2021. O espetáculo fica em cartaz até o final de maio e tem classificação etária para maiores de 12 anos.

Serviço

Demônios de Decápolis

Teatro Commune

Rua da Consolação, 1218, Centro de São Paulo

Sessões - dias 19 e 26 de maio às 20h

Preço – R$ 35,00

Duração: 60 min

Classificação: 12 anos

Direção: Bruno Garcia

Elenco: Denis Snoldo, Veronica Nobilli; Jorge Camargo

Lugares: 85

Kommentarer


bottom of page