De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto locomotiva e QuestionPro, 35% dos brasileiros disseram que devem festejar o Carnaval neste ano. Entre os diferentes grupos, a participação é maior entre os jovens de 18 a 29 anos, dos quais 43% devem aproveitar a grande festa. Entre os adultos de 30 a 49 anos, 36% pretendem participar da folia, enquanto 28% das pessoas com 50 anos ou mais também demonstram interesse em comemorar.

“O Carnaval é a celebração mais democrática entre os brasileiros. Para 114 milhões de brasileiros, o Carnaval não é só festa, é cultura. É um momento em que as ruas se transformam em palco e a cidade é de todos. Quem participa não está apenas se divertindo, mas ajudando a manter viva uma das maiores expressões populares do país”, destaca Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
43% dos entrevistados das classes A e B afirmaram que devem participar da festa, enquanto nas classes C (32%) e D/E (30%), o interesse é menor, evidenciando as diferenças no acesso e na participação do evento.
Os blocos de rua gratuitos são as atrações mais procuradas pelos foliões (59%), seguido por shows de rua (34%) e trios elétricos (29%), também gratuitos. 28% dos entrevistados devem festejar em blocos de rua pagos, enquanto 27% celebrarão em casas de amigos e parentes.
Seis em cada dez brasileiros (56%) que vão pular o Carnaval em algum evento pretendem frequentar exclusivamente eventos gratuitos. Essa escolha está presente em todas as classes sociais, mas é ainda mais forte entre as classes C (62%) e DE (68%), onde a maioria dos foliões busca opções sem custo. Já nas classes A e B, essa taxa é menor, com 40% dos foliões escolhendo participar exclusivamente de eventos gratuitos.
Por outro lado, 65% dos brasileiros não pretendem pular Carnaval neste ano. Entre esses, 58% revelaram que devem passar o feriado em casa. Já 45% disseram que devem aproveitar os dias para descansar. 16% querem passear pela cidade. E 13% vão trabalhar neste período.
O Carnaval como expressão cultural e a necessidade de segurança
O levantamento, que ouviu 1.333 brasileiros entre 3 e 17 de fevereiro, mostra ainda que para 70% dos brasileiros, o Carnaval é uma importante manifestação cultural brasileira. Além disso, 69% consideram uma festa democrática que deve ser celebrada por todos. Já para 67%, a data representa uma oportunidade para as pessoas aproveitarem e ocuparem os espaços públicos das cidades.
Mas, apesar da animação, grande parte da população acredita que a festa deve ser vivida com responsabilidade. 96% dos brasileiros consideram essenciais campanhas de segurança no trânsito durante o Carnaval, enquanto 95% apoiam ações e campanhas de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis.
“Alegria não precisa vir acompanhada de imprudência. O brasileiro sabe disso e quer um Carnaval com mais responsabilidade. Para 157 milhões de pessoas, campanhas sobre segurança no trânsito e prevenção de doenças são essenciais. O recado é claro: celebrar, sim, mas sem descuidar do respeito e da segurança.”, alerta Meirelles.
Comentarios