top of page

Exposição da WG transborda o espaço da galeria na Rua Araújo até o Esther Rooftop

A WG Galeria, dos sócios Mariana e André Weigand, Cris Genaro e Fernando Mungioli, apresenta no dia 13 de fevereiro, das 19h às 22h30, o vernissage da exposição "Abrir espaço para o infinito", a primeira do seu calendário 2025.


Obra de Thatyana Santiago. (Foto: Divulgação)
Obra de Thatyana Santiago. (Foto: Divulgação)

Com curadoria de Marina Bortoluzzi, criadora da plataforma Women on Walls (WOW), a mostra, que reúne trabalhos das artistas Dolores Orange, Julia da Mota e Tathyana Santiago, explo a relação entre corpo, cor e espaço por meio da pintura contemporânea, e marca a segunda colaboração da galeria com o Esther Rooftop, com obras ocupando o espaço gastronômico do consagrado edifício modernista, numa continuação da exposição.

 

“Quando o ano vira, a gente consegue olhar em perspectiva cada passo de um negócio bem construído. Para a WG, 2024 foi ano de consolidação do espaço expositivo no centro de São Paulo. Este novo ano de 2025 se abre como o de novos artistas, novo site, parcerias que expandem o nosso alcance e comunicação - como no caso da ´ocupação´ de arte que faremos junto ao Esther Rooftop, além da participação na maior feira de arte do Brasil, a SP-Arte“, explica Cris Genaro.

 

O título da exposição sugere uma abertura para a contemplação e para novas percepções, evocando a ideia da janela como portal — conceito presente na história da arte desde o Renascimento e renovado pela abstração no século XX. Em diálogo com referências como Agnes Martin, Helen Frankenthaler e Louise Bourgeois, as artistas convidam o espectador a transcender as formas visíveis e mergulhar em narrativas sensoriais que oscilam entre a materialidade e o intangível.

 

“Celebramos a mais nova representação da WG, a artista visual Tathyana Santiago, que vive e trabalha em Aracaju, Sergipe. Tathy é arquiteta de formação e tem se dedicado à pintura nos últimos anos. Seu trabalho fala das vivências afetivas e da ancestralidade nordestina. São pinturas que evocam o ambiente doméstico característico do interior da casa sergipana, que com sua dinâmica, se revela um santuário”, antecipa Mariana Weigand.

 

As artistas


Tathyana Santiago

(Aracaju, 1987 | Vive e trabalha em Aracaju) - Passa a ser representada pela WG galeria a partir desta exposição.


A pesquisa de Tathyana Santiago se desenvolve na fronteira entre a abstração e a figuração do corpo feminino, criando composições marcadas por gestualidade espontânea e texturas densas. Suas obras evocam o ambiente doméstico e íntimo das casas sergipanas, incorporando cadeiras e mesas como símbolos de acolhimento e memória.

Com formação em Arquitetura e Urbanismo, Tathyana participou de cursos e oficinas na EAV – Parque Lage (RJ) e expôs suas obras em diversas galerias e feiras de arte contemporânea, como CASACOR SP e ArtPE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco.

 

Dolores Orange

(São Luís, 1987 | Vive e trabalha em Belo Horizonte) - artista convidada


A obra de Dolores Orange é uma investigação sobre cor e forma, ancorada em suas vivências no Nordeste brasileiro. Criada entre Paulista e Olinda (PE), a artista cresceu imersa em festas populares e manifestações culturais que influenciaram sua abordagem vibrante e carregada de simbolismo. Seu trabalho se desdobra entre pintura, desenho, fotografia e vídeo-performance, utilizando cores intensas como ferramenta de resistência e expressão.

Atualmente residente em Belo Horizonte, Dolores aprofundou sua pesquisa artística após uma trajetória acadêmica em Literatura e Teoria da Arte. Seu trabalho dialoga com a cultura popular brasileira, explorando as fachadas e platibandas nordestinas, bem como a energia cromática das festas sincréticas mineiras.

 

Julia da Mota

(São Paulo, 1988 | Vive e trabalha em São Paulo) - artista convidada


Formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP/ENSA-Paris La Villette, com mestrado em Artes Visuais pela USP, Julia da Mota transita entre a pintura, o desenho e a gravura. Seu trabalho é marcado pela fluidez da tinta aquarelada e pela busca de uma geometria sensível, onde a cor se expande e se dissolve em atmosferas etéreas.

A artista já participou de residências artísticas em instituições como Pivô Art (São Paulo), foNTE (São Paulo), East London Printmakers (Londres) e Cité Internationale des Arts (Paris). Suas obras estão em coleções no Brasil, Argentina, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Espanha, Portugal e França.

 

Cor como energia e expansão


Na exposição, as três artistas se conectam por meio da cor como força vibracional. Dolores constrói camadas cromáticas intensas inspiradas na cultura popular; Julia trabalha com aquarelas e geometrias fluidas que evocam espaços urbanos; e Tathyana transforma objetos cotidianos em símbolos carregados de afeto e espiritualidade.


Com "Abrir espaço para o infinito", a WG Galeria reafirma seu compromisso com a arte contemporânea, proporcionando um espaço de experimentação e expansão para novas linguagens pictóricas.

 

Serviço

Exposição: Abrir espaço para o infinito

Artistas: Dolores Orange, Julia da Mota e Tathyana Santiago

Curadoria: Marina Bortoluzzi - Link

Abertura: 13 de fevereiro de 2025, às 19h; em cartaz até 12 de abril de 2025

Local: WG Galeria – Rua Araújo, 154, Mezanino, São Paulo – SP

Entrada: Gratuita

Instagram: @wg.galeria

Comments


bottom of page