O Instituto Luz do Faroeste promove no sábado (dia 13/5), a partir das 12h, mais uma edição do projeto “Você Tem Fome de Quê?”, no Teatro de Contêiner Mugunzá, na cracolândia, no Centro de São Paulo (SP). O objetivo é proporcionar arte, comida e acolhimento para as pessoas em situação de rua na região.
A atração cultural é forró, com Lisbela e a Quadrilha Elegante. A ação social ainda conta com distribuição de marmitas (a cargo da associação O Amor Agradece) e de frutas e legumes (da Arado).
Essa fase do projeto continuará nos sábados seguintes deste mês (nos dias 20 e 27). O futuro das ações, para a partir de junho, serão definidos em 26/5, ocasião em que coletivos e ativistas se reúnem com a deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP) para discutir temas como verba por emenda parlamentar para a continuidade de ações sócio-culturais na cracolândia.
O projeto “Você Tem Fome de Quê?” é organizado pelo Instituto Luz do Faroeste, iniciativa sem fins lucrativos presidida por Leona Jhovs, atriz, diretora, mulher transfeminista e multi-a(r)tivista.
“Nosso objetivo é ocupar essa região central de São Paulo, marcada pela degradação urbana e humana. É uma forma de resistência. As pessoas que vivem em situação de rua na cracolândia não são invisíveis e não podem ser encaradas dessa forma. Por isso, ocupamos o espaço urbano com arte, alegria, acolhimento e alimentação”, diz Leona.
No sábado passado (dia 6/5), o “Você Tem Fome de Quê?” esteve na cracolândia com performance do artista Cine Parayso: “Primeiro Ato de um Cinema Anônimo”, com participação de Tara, que percorreu as ruas do quadrilátero do pecado, vulgo boca do lixo, cracolândia, território da Luz e região histórica do cinema brasileiro. Como de costume, também houve distribuição de alimentos.
Serviço
“Você Tem Fome de Quê?”
Sábado (dia 13/5), a partir das 12h.
Teatro de Contêiner Mugunzá | Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, São Paulo (SP).
Você conhece o trabalho do Instituto Luz do Faroeste?
"Para nós todo ser humano merece ser alimentado de comida, de cultura e de afeto", é o que guia do trabalho da entidade.
O Instituto Luz do Faroeste é uma iniciativa sem fins lucrativos com quatro anos de existência que desenvolve seu trabalho social em torno das urgências fundamentais que se agravaram nos últimos anos com a crise: como o combate à fome com a distribuição de alimentos com o apoio de outros movimentos artísticos e culturais sediados no Centro de São Paulo.
Em seus valores, a instituição assumiu um compromisso com a agenda de direitos humanos e com os movimentos de transformação social por meio da arte no território da Luz promovendo ações de inclusão social, enfrentamento à fome e defesa de populações historicamente marginalizadas.
O trabalho do instituto dá continuidade à memória e ao legado dos mais de 25 anos de atuação da Cia. Pessoal do Faroeste no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social na região.
Nesse desafio, o compromisso e o foco como instituição do terceiro setor do instituto é com os moradores da região que sofrem com a insegurança alimentar, e principalmente, dentre eles, a população em situação de rua que habita a Cracolândia.
Comments