Mostra reúne obras inéditas de artistas de mais de 20 nacionalidades

Uma seleção da produção artística produzida mundo afora desde o início da pandemia será exibida a partir de fevereiro na plataforma da Mostra Museu: Arte na Quarentena (www.mostramuseu.com), iniciativa daAmarello Projetos Integrados, que une arte, música e tecnologia em diferentes formatos e apresenta obras de artistas de nacionalidades diversas.


O núcleo de artes tem curadoria de Ana Carolina Ralston e co-curadoria do The Covid Art Museum (CAM) - museu digital criado no início da pandemia, na Espanha, por Emma Calvo, Irene Llorca e José Guerrer -, e o de música, conta com a curadoria de Pedro Henrique França.


Summer 2020 | USA, California (Foto: Hugh Kretschmer)

Ao longo do projeto, a Mostra Museu exibirá uma seleção de obras de cerca de 200 artistas do acervo do CAMe de artistas selecionados via inscrições. Serão desenhos, esculturas, fotografias, grafites, gravuras, pinturas, poesias visuais, videoarte, colagens, instalações e performances de artistas de países como Alemanha, Brasil, Cuba, Emirados Árabes, Filipinas, Itália, Índia, Líbano, Paquistão, Ucrânia, dentre outros. A plataforma ainda traz vídeos com depoimentos dos artistas e informações mais detalhadas sobre os trabalhos que compõem a mostra.

Em paralelo, a partir de fevereiro, a Mostra abre inscrições para novos artistas via convocatória disponíveis em seu site (acesse aqui). O critério de seleção é amplo, contempla desde jovens talentos até artistas já consagrados no circuito das artes visuais, residentes em qualquer região do mundo, e os nomes serão divulgados em março. Feita a seleção, as mais de 200 obras serão exibidas a partir de abril não apenas na plataforma, como também em mobiliários urbanos de São Paulo, formando uma exposição a céu aberto.


Yes we do feel a bit caged | Argentina, Buenos Aires (Foto: Irina Werning)

O eixo de música curado por Pedro Henrique França lança luz na produção musical brasileira e apresenta obras realizadas desde o início da pandemia. Artistas terão suas criações em uma coletânea sonora da Mostra Museu, disponível na plataforma e via QR Code junto às obras expostas em espaço público.

Confinement 19 | Espanha, Madri (Foto: Sazky)

Segundo Chiara Paim Battistoni, empreendedora especializada em economia criativa, entusiasta da arte, cultura e inovação e nome à frente da Amarello Projetos Integrados, a Mostra Museu incorpora a tecnologia como dispositivo a serviço da troca entre público, obra e artista, aspecto que reforça o pioneirismo do projeto e seu amplo alcance, potencializado pelo recorte internacional. "Se por um lado toda a situação que estamos vivendo escancarou também nossas fragilidades, por outro, evidenciou saídas coletivas e fortaleceu uma rede de solidariedade e empatia, essenciais para alcançá-las", ela afirma.

No decorrer do período expositivo, a Mostra Museu vai promover uma série de Lives com artistas e curadores. E, no final da exposição, o projeto promoverá uma premiação para artistas selecionados por um comitê composto pelos curadores. Maiores detalhes serão divulgados em breve.

Serviço:

Mostra Museu : Arte na Quarentena Plataforma: https://www.mostramuseu.com.br I @mostramuseu Período expositivo: a partir de 5 de fevereiro Curadoria: Ana Carolina Ralston e co-curadoria The Covid Art Museum (eixo Arte), e Pedro França (eixo Música) Idealização: Amarello Projetos Integrados

Últimas notícias