top of page

Museu da Energia realiza experimentos sobre a poluição dos mares, rios e atmosfera

A Semana do Meio Ambiente está presente na programação de junho das três unidades do Museu , da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) da Fundação Energia e Saneamento. Data criada em 1973, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para alertar sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.


Museu da Energia de São Paulo - energia solar
Atividades celebram a Semana do Meio Ambiente e para participar é necessário se inscrever antecipadamente. (foto: reprodução internet)

A preservação dos recursos naturais é também missão da Fundação Energia e Saneamento, que promove uma série de atividades em seus museus para marcar a Semana do Meio Ambiente.

Programação em São Paulo

O Museu da Energia de São Paulo promove no dia 3 de junho, às 14h, a experimentoteca temática "Semana do Meio Ambiente”, com os temas meio ambiente, energia e sustentabilidade. Na oficina serão realizados experimentos sobre a poluição dos mares e rios, poluição atmosférica e crises de energia elétrica causadas pela escassez de recursos naturais.


Também serão apresentados experimentos como a produção de energia a partir da água (hidrelétrica) e do sol (solar). Os participantes vão debater o consumo de eletricidade no dia a dia e também vão realizar seus experimentos, com materiais simples.

As atividades práticas, no jardim do Museu, buscam levar aos participantes conceitos científicos, promovendo conteúdos relacionados às temáticas abordadas pelo Museu. As inscrições, até 20 pessoas, devem ser feitas pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou no formulário de inscrição.

Em junho também acontece a comemoração do aniversário do Museu da Energia de São Paulo, a ser realizada no dia 10 de junho, das 14h às 17h, com uma visita temática, mostra de curtas sobre ciências para crianças e adolescentes e ação educativa.


O Museu completa 18 anos no dia 7 de junho. Todo o evento será baseado no tema principal do Museu: energia, com abordagens científicas e históricas, através dos curtas e da ação educativa. A atividade busca estimular uma visão crítica dos visitantes a partir da história do Museu e da energia elétrica. As inscrições, para até 20 vagas, podem ser feitas pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição.

O Museu da Energia de São Paulo, inaugurado em 7 junho de 2005, é um espaço aberto à comunidade. Em suas salas, equipamentos interativos e atividades como jogos e projeções de filmes convidam os visitantes de todas as idades a participar de experiências científicas e a refletir sobre questões atuais envolvendo o tema da energia e seu futuro. A história da expansão urbana e industrial da cidade de São Paulo nos últimos 150 anos também está presente nas salas do museu.

O edifício-sede do Museu é outra atração. Construído entre 1890 e 1894, quando o bairro dos Campos Elíseos era o endereço mais sofisticado da cidade, o palacete foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont e um dos homens mais ricos do Brasil na época.


Serviço

Semana do Meio Ambiente - Museu da Energia de São Paulo

Al. Cleveland 601, Campos Elíseos - São Paulo/SP

Oficina Experimentoteca Temática ”Semana do Meio Ambiente”

Dia 3 de junho, 14h

Público livre

Inscrições pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição

Comemoração do Aniversário do Museu da Energia de São Paulo

Dia 10 de junho, 14h

Público livre

Inscrições pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição


Comentarios


bottom of page