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Pesquisa revela que Geração Z prefere o Centro para compras e gastronomia

A diversidade de opções de gastronomia, bares, padarias e confeitarias é o principal atrativo da região central de São Paulo para os jovens de até 24 anos que vivem na cidade. O centro da capital obteve a maior média de todos os bairros entre a Geração Z (em uma escala de 0 a 10, a média ficou em 6,77).


Foram mais de 2 mil entrevistas feitas em 17 e 18 de outubro em toda a cidade de São Paulo. (Foto: FreePik)

O dado faz parte de uma pesquisa inédita feita pelo Instituto Orbis com exclusividade para a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC), e que mostram a força do comércio dos bairros do centro de São Paulo. Além disso, o estudo identificou que cerca de metade dos paulistanos e moradores do centro da capital acreditam que a região oferece boas opções de lojas, feiras e espaços de compra e serviços.


Márcio Pereira, diretor de pesquisa e operações da Orbis, destaca como o levantamento fomenta o progresso da cidade de São Paulo.


“A pesquisa demonstra que o Centro de São Paulo é a região favorita para compras e gastronomia entre os mais jovens, sendo os principais atrativos para a qualidade de vida na cidade. Isso demonstra que o trabalho da APECC, no desenvolvimento de pesquisas abrangentes, fortalece seu comprometimento em entender as demandas da comunidade, reforçando sua influência na formulação de políticas públicas e privadas para o desenvolvimento sustentável e socioeconômico de toda cidade”.

Foram mais de 2 mil entrevistas feitas em 17 e 18 de outubro em toda a cidade de São Paulo, em uma amostra dividida de forma proporcional pela população por subprefeituras do município. O estudo mensurou a qualidade do item com notas de 0 a 10, e dividiu a cidade por regiões, faixa etária e renda familiar. A margem de erro é de 2,2% com 95% de confiança.


Além disso, os respondentes avaliaram as opções de centros comerciais, lojas, feiras e outros espaços de compra e de serviços próximos da região onde moram – e o centro ficou entre as regiões com melhor avaliação.


Para Ademir Moraes, presidente da APECC, os números mostram que o Centro de São Paulo segue como uma força motriz da economia da capital. “O comércio na região central contribui para o crescimento de São Paulo. Recebemos turistas e visitantes de todo o país e de fora do Brasil também. Esse resultado é fruto da dedicação diária dos comerciários aos clientes, que ajuda a fazer a economia crescer e o país se desenvolver cada vez mais”, destaca.


O Circuito das Compras foi criado em meados da década de 2010 pela APECC com o objetivo de interligar e fortalecer o comércio já existente nas áreas centrais, estimulando a visitação e aumentando as vendas. “Ao transformar a região em um shopping a céu aberto, com investimentos públicos e privados em segurança e zeladoria, tornamos a experiência de compras mais cômoda e prazerosa”, diz o presidente da entidade. O Circuito possui perímetro total de mais de 18km², englobando 993 ruas e 2.714 trechos de ruas - a maior parte delas localizadas nos bairros Brás, Sé, Belém, Bom Retiro e Pari.

Índice de Bem-Estar de São Paulo


A pesquisa também criou o Índice de Bem-Estar, para mensurar o quanto a população está satisfeita em morar na capital paulista. Em uma escala de 0 a 10, o centro de São Paulo ficou com média de 4,96, acima da média geral da cidade (4,868).


Para Ademir Moraes, o turismo comercial no Circuito das Compras caminha lado a lado com a vertente cultural. “Ao longo dos anos, a região central de São Paulo passou a disponibilizar mais pontos de lazer, o que é um estímulo para a população, que consegue montar um roteiro de compras incluindo paradas para aproveitar museus, bibliotecas, teatro, música, artes visuais, entre outros lugares”, completa.

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