top of page

Prefeitura oferece curso gratuito de desenvolvimento do negócio artesanal

Conheça os próximos módulos disponíveis no curso online e gratuito oferecido pela Prefeitura de São Paulo, como Modelagem de negócios e Planejamento de coleção para os artesãos da Capital. Trata-se de uma ação do projeto Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que atua no desenvolvimento do setor de artesanato e manualidades da Capital, promovendo acesso ao mercado e capacitação profissional.


cursos online ensinam sobre planejamentos e modelagem de negócio. (Foto: FreePik)

Gratuito e on-line, o curso oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete módulos, divididos pelos temas: planejamento financeiro e de futuro, desenvolvimento de coleção, modelagem de negócios, presença digital, formalização e segurança no trabalho.


Durante a formação, o participante vai aprender a definir metas e objetivos, a organizar o setor financeiro e a produção artesanal, a comercializar em diversos canais de venda (offline e on-line), a estabelecer parcerias e a colocar preço em produtos artesanais.


A cada semana, módulos serão liberados para participação. Cada módulo ficará aberto para acesso e conclusão por uma semana, de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados serão novamente abertos posteriormente. Nesta semana, os empreendedores poderão assistir às aulas de Modelagem de negócio e Planejamento de coleção.


Em “Modelagem de Negócio", o objetivo é apresentar uma ferramenta desenvolvida para o entendimento completo do seu empreendimento artesanal, que possibilita uma análise do seu negócio para obter melhores resultados e ajudar na tomada de decisão. Já em “Planejamento de Coleção”, o foco é entender como aplicar o conceito de coleção para o artesanato e quais técnicas usar para criar uma coleção no seu negócio artesanal.


Para participar, é necessário criar um cadastro na plataforma para depois acessar os módulos disponíveis. Os interessados podem fazer o cadastro pelo link quando preferirem, uma vez que o curso estará disponível continuamente com conteúdo sendo liberado toda semana. Não é necessário concluir um módulo anterior para acessar os próximos, todos são independentes entre si.


Com conteúdo gravado, as aulas poderão ser feitas em qualquer dia e horário, por meio de dispositivos fixos e móveis, durante o período que o módulo permanecer aberto na plataforma. Também será oferecida uma monitoria on-line ao vivo com revisão de cada módulo, com o objetivo de complementar o conteúdo, tirar dúvidas e promover a interação dos participantes. Também não é necessário ser artesão ou manualista credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas para participar do curso.


Serviço

Qualificação empreendedora - Mãos e Mentes Paulistanas

Cadastro para os módulos abertos pelo site aqui


Programação dos próximos módulos:

- 4 de dezembro a 10 de dezembro: Planejamento financeiro e Formalização e parcerias

- 11 de dezembro a 17 de dezembro: Modelagem de negócio e Planejamento de coleção

- 18 de dezembro a 24 de dezembro: Planejamento de futuro e presença digital


Empreendedores manuais interessados em participar de outras ações do programa podem fazer o credenciamento pelo link.

Comments


bottom of page