Samuel Rosa sobe ao palco com a Orquestra Sinfônica Heliópolis

No próximo dia 27 de junho, às 17 horas, a Orquestra Sinfônica Heliópolis sobe ao palco do Auditório Ibirapuera ao lado do cantor e compositor Samuel Rosa, líder da banda Skank, com participação de Roberta Campos e Simoninha. Ainda sem venda de ingressos, o concerto será transmitido ao vivo pelo YouTube.


Orquestra Sinfônica Heliópolis (Foto: Divulgação)

O evento faz parte da série de concertos populares "Heliópolis & Simoninha Convidam" e integra a Temporada de Concertos 2021 do Instituto Baccarelli. Com curadoria do cantor, compositor e produtor musical Wilson Simoninha, a série funde o melhor da música popular com a linguagem orquestral. No repertório, sucessos do Skank, como Dois Rios e Vou Deixar, e também da cantora Roberta Campos, como De Janeiro a Janeiro e Simplesmente, esta última gravada com o próprio Skank.

Samuel Rosa já se apresentou ao lado da OSH em outras oportunidades, como no final de 2019, no palco do Theatro Municipal de São Paulo, acompanhado de centenas de outros alunos de Heliópolis. Por conta desse vínculo, Samuel tem apoiado pessoalmente as campanhas de doações destinadas aos moradores da maior favela de São Paulo, chegando a dedicar metade da arrecadação de fundos da live realizada pelo Skank no Mineirão, em maio de 2020, para o Instituto Baccarelli. Durante a live do dia 27, ele também vai incentivar a ajuda para a frente

Tocando Juntos Por Heliópolis, lembrando que as pessoas continuam lutando para sobreviver à crise agravada pela pandemia. A programação da temporada como um todo tem música erudita e popular, alternando repertórios instrumentais - nos segundos domingos de cada mês - com os concertos populares, nos quartos domingos do mês. Ao longo do ano vão sendo divulgados os nomes das atrações e dos convidados que irão se apresentar ao lado dos jovens músicos. O maestro Edilson Ventureli assumirá a regência da maioria dos concertos, que não poderão contar, ainda, com o maestro titular e diretor artístico da OSH, Isaac Karabtchevsky, devido à pandemia.

Ainda por conta da pandemia, desde 2020 os concertos passaram a ser transmitidos ao vivo pela internet, pelo canal do YouTube do Instituto Baccarelli. Pensando na qualidade do conteúdo e da transmissão pelas telas, o Instituto firmou parcerias com os melhores fornecedores de áudio, iluminação e vídeo-transmissão para realizar concertos com excelente nível cenográfico e de destaque no mercado.

Neste ano, o palco ocupado é o do Auditório Ibirapuera, localizado dentro do Parque Ibirapuera, outro importante corredor cultural da cidade a receber a Orquestra Sinfônica Heliópolis. A apresentação seguirá o protocolo de segurança sanitária para prevenção contra a Covid-19 desenvolvido pelo Instituto Baccarelli com base em diversas premissas definidas nos meios cultural e musical, protegendo músicos e equipe de produção. Ainda sem bilheteria aberta, o evento dará acesso a um seleto número de convidados, uma forma de preparação para passar a receber uma quantidade controlada de público em breve.

Samuel Rosa (foto: Divulgação) Cantor, guitarrista e compositor principal da banda Skank. Com mais de 6 (seis) milhões de discos vendidos, o Skank participou de importantes festivais de música; entre eles, no Brasil, Rock in Rio, nos anos de 2011, 2013 e 2017, e no exterior, Midem (França /1997), Viña Del Mar (Chile/1998), Montreux Jazz Festival (Suiça/2001) e Roskilde (Dinamarca/2003), dentre outros. A banda também foi vencedora de vários prêmios, tendo inclusive, em 2004, recebido o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Brasileiro de Rock.

Roberta Campos (foto: Divulgação) Indicada ao Grammy Latino 2016 na categoria "Melhor Álbum de MPB" com o disco "Todo Caminho é Sorte", Roberta Campos é um dos novos nomes que aparecem em um time de grandes cantoras da MPB. Roberta vem se destacando como autora de canções que compõem trilhas sonoras de diversas novelas e hits que alcançam os primeiros lugares das rádios brasileiras, como Abrigo, que esteve na trilha sonora da novela "O Outro Lado do Paraíso"; e Minha Felicidade, tema de abertura da novela " Sol Nascente".

Campanha "Tocando Juntos por Heliópolis" Durante a live, o público poderá fazer doações para a campanha Tocando Juntos por Heliópolis, organizada pelo Instituto Baccarelli com o intuito de minimizar os efeitos da pandemia na comunidade. Com apoio de empresas que apadrinham o projeto e doadores individuais, a campanha já arrecadou mais de 466 toneladas de alimentos e R﹩ 952 mil para as famílias da comunidade. As doações ainda podem ser realizadas por meio da página: https://institutobaccarelli.doareacao.com.br/campanha/tocando_juntos_por_heliopolis Sobre o Instituto Baccarelli O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: cultural, educacional e social. Além disso, formou a primeira orquestra do mundo em uma favela, quebrando diversas barreiras. Com direção artística e regência de um dos maiores maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky, a instituição oferece todas as atividades gratuitamente e tem sua sede na comunidade de Heliópolis, onde atua há 24 anos como agente de transformação social por meio da arte. Mais do que dar acesso ao ensino musical, o instituto mostra um futuro com mais perspectivas àqueles que, pela desigualdade, são colocados à margem da sociedade. Para mais informações, acesse: https://www.institutobaccarelli.org.br Serviço Evento online: Heliópolis & Simoninha convidam: Samuel Rosa e Roberta Campos - Temporada 2021 - Orquestra Sinfônica Heliópolis Local de gravação: Auditório Ibirapuera - Transmissão ao vivo Inscrições para acesso à transmissão: https://www.institutobaccarelli.org.br/inscricao-eventos Data: 27 de junho de 2021 - domingo Horário: às 17h Patrocinadores e parceiros que apoiam as atividades artístico-pedagógicas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura: Patrocinador Master: Unilever. Patrocinador Ouro: Instituto Votorantim, Instituto Cyrela e Movimento Bem Maior. Patrocinadores Prata: Banco Itaú, Banco BV, Velt Partners e Pró Vida. Patrocinadores Bronze: Banco Bradesco, BTG Pactual, Carrefour, Nadir Figueiredo, EDP Brasil, Astra e Urbia Parques. Apoio: Magazine Luiza, Volkswagen Financial Services, Hamburg Sud Brasil, Havan, Mag Seguros, Verde Asset Management S.A, JSL Transporte e Booking.com. Apoio Institucional: Mazars no Brasil, TukaSom, LPL Professional Lighting, Foggy Filmes, Pitchcom Comunicação, Une Sucessão e Governança, Beato Live Marketing e ALMAPBBDO.

Últimas notícias