UBC lança documentário em tributo a Herbert Vianna e entrega prêmio ao artista

O Prêmio UBC 2020 já está nas mãos do vencedor deste ano: Herbert Vianna. Líder de uma das bandas de maior sucesso dos anos 1980, ao lado de Bi Ribeiro e João Barone, Herbert recebeu o troféu em sua casa, por conta da pandemia da Covid-19. A honraria foi entregue por José Fortes, empresário dos Paralamas do Sucesso desde o início da carreira. Artista com 59 anos, Herbert é autor de 245 obras registradas e filiado à União Brasileira de Compositores (UBC) há mais de 30 anos.


No Dia do Compositor Brasileiro, 7 de outubro, a União Brasileira de Compositores também lançou um documentário inédito, com homenagens de dezenas de artistas ao cantor, entre eles nomes consagrados como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Marina Lima, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Djavan, Nando Reis, Fernanda Abreu, Ivete Sangalo, Samuel Rosa, Rogério Flausino, Ana Carolina, Dinho Ouro Preto, entre outros. Também participaram do vídeo representantes da nova geração da música brasileira, como Ana Cañas, Céu, Emicida, Duda Beat e Iza. Com aproximadamente 30 minutos de duração, o documentário tem direção, edição e roteiro de Daniel Ferro e está disponível no canal de YouTube da UBC - http://www.youtube.com/UBCMusica



Herbert Vianna e Paralamas do Sucesso (Fotos: Maurício Valadares)

Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC ressalta as diversas manifestações de carinho enviadas a Herbert durante o Prêmio UBC 2020. "Como disse Fito Paes, Herbert Vianna é uma força da natureza. O carinho dos quase 60 artistas que se mobilizaram numa rede de afeto e reconhecimento é uma prova viva de sua vitalidade e carisma. Agradecemos a todos que participaram do Prêmio UBC 2020, especialmente a Liminha pela curadoria e Sarah Oliveira por pilotar no Instagram da @ubcmusica entrevistas comovedoras e definidoras do caráter generoso de Herbert.


Um agradecimento especial para os outros três Paralamas, João Barone, Bi Ribeiro e Jose Fortes. E também para Hermano Vianna, pelo lindo texto que virou capa do Segundo Caderno, do Jornal O Globo. Nosso aplauso virtual mas sonoro para Herbert, sua obra, sua vida e seu exemplo", afirma.


Sempre reverenciando a carreira e a vida de um gigante da nossa música, a edição 2020 do Prêmio, que já homenageou em anos anteriores Gilberto Gil, Erasmo Carlos e Milton Nascimento, recebeu formato inovador, totalmente digital, com uma programação especial nas redes sociais da UBC e curadoria artística de Liminha.


Com apresentação de Sarah Oliveira nomes como Fernanda Abreu, Roberto Berliner, Aloysio Reis e João Barone participaram das lives da instituição. Também foi lançada uma exposição virtual de fotos de Herbert Vianna, por Mauricio Valadares. Até sexta-feira, dia 9 de outubro, as redes sociais da UBC vão transmitir depoimentos e uma retrospectiva da carreira de Herbert Vianna.

Últimas notícias

Desenvolvido por

 

 

logocmmais.png