top of page

ZZ no ABC: Famiglia Rossi, em São Caetano, tem mais de 20 tipo de massas artesanais

Sempre muito bem recomendada, há tempos eu estava adiando um visita à Cantina Italiana Famiglia Rossi, que fica em São Caetano do Sul, bem na divisa com São Paulo. A simplicidade do espaço é um charme que faz com que o capricho do menu e do serviço nos surpreenda ainda mais. São mais de 20 tipos de massas artesanais, 13 diferentes receitas de molho, um antepasto farto e outros quitutes da culinária italiana. Saí de lá com o sentimento de que vou voltar muitas vezes, pelo sabor e pelo preço bastante interessante para a qualidade que oferece, e a cada visita terei uma nova experiência.


Nhoque de batata com molho gongonzola


A cantina fica em uma rua (quase) estritamente residencial, a fachada, nas cores da Itália, mostra claramente que uma casa foi adaptada para se transformar em restaurante. A portinha discreta pode passar facilmente desapercebida por quem transita por ali, exceto aos fins de semana quando a fila de espera, que fica acomodada em um espaço onde provavelmente era uma garagem, junta uma pequena multidão. Cheguei por lá exatamente ao meio-dia, o movimento já era grande mas ainda encontrei mesas vazias. Uma hora depois, na saída, me impressionou a quantidade de pessoas que aguardavam sua vez de saborear as massas do local, pois enquanto estive lá dentro, o serviço corria com grande tranquilidade.


Antepasto completo


Fui acompanhado de minha mãe para o almoço de domingo. Pedimos o antepasto completo que, como todo bom restaurante italiano, quase já vale por uma refeição e é preciso se controlar para guardar espaço para os pratos que ainda viriam. Ambos decidimos pelo nhoque, um clichê quando falamos de cozinha italana mas é o tipo de massa pela mais mais acertadamente podemos avaliar a qualidade de uma cantina que produz suas próprias massas. Eu optei pelo molho gorgonzola (molho branco com queijo gorgonzola) e minha mãe pelo Calábria (molho sugo com linguiça calabresa defumada). Cada um de nós pediu meia porção. Os pratos pode ser pedidos inteiros, meia, com ou sem muçarela gratinada.



Nhoque com molho Calábria


O nhoque desmanchava na boca. O molho gorgonzola era tão suave que até quem não gosta de queijos de sabor forte iria adorar. O Calábria era um pouco mais pesado, contudo, muito saboroso e a linguiça calabresa cortada em fatias bem fininhas e fartas. O tamanho da meia porção é daqueles que quando chega à mesa nos deixa na dúvida se o pedido poderia ter sido anotado errado, ao ponto de questionarmos a simpática garçonete se aquela quantidade era realmente a menor.


Também solicitamos meia jarra de vinho seco da casa. Eles trouxeram na própria garrafa, já que a vinícola gaúcha produtora já serve também em garrafas de 375 ml. Também tomamos dois sucos e duas sobremesas, eu e minha mãe apostamos na mesma e não nos arrependemos, um delicioso Manjar de forno (um pouco mais firme que o manjar tradicional) com calda de vinho e ameixa. No final, a conta de tudo isso foi de R$ 143. Em qualquer estabelecimento com a mesma qualidade (ou até inferior) nos endereços badalados de São Paulo, o valor da conta dificilmente seria inferior a este... por pessoa. Apenas para reforçar, vale à pena e a redundância aqui será perdoada, a conta da mesa toda para duas pessoas com vinho e sobremesa foi de R$ 143.


Dicas ZZ


- Nos fins de semana chegue cedo, a espera é grande e o salão da cantina nem tanto.

- Não pule o Antepasto completo, ele é cobrado por porção (grande e bem servido como tudo lá) e não por pessoa como em outros restaurantes.

- Ao optar pelo antepasto, pense bem sobre o tamanho da massa que vai pedir. Meia porção será mais do que suficiente, mesmo para aquelas pessoas que comem bem. É possível até mesmo avaliar dividir meio prato em duas pessoas.

- Lá é tudo tão saboroso que mesmo com as dicas você pode acabar exagerando e pedindo muita comida. Não se preocupe, eles embalam tudo para viagem com a maior simpatia e boa vontade.

- A casa não conta com manobrista e nem estacionamento próximo, estacionamos na rua mesmo, e no horário de pico da espera não deve ser tarefa fácil encontrar uma vaga. Lembre-se que é uma área residencial de casas e o que não faltam por ali são guias rebaixadas.

- Quem optar pelo transporte público pode descer na Estação São Caetano de trens da CPTM e caminhar até lá. São 500 metros e 5 minutos de caminhada de acordo com o Google Maps.


Serviço

Cantina Italiana Famiglia Rossi

www.cantinafamigliarossi.com.br

End.: Rua Herculano de Freitas, 323 - Bairro Fundação - São Caetano do Sul - SP

Tel.: 11 4224-4133

Horário de Funcionamento: Terça a Sexta Feira das 11:30 às 15:00 - Sábado e Domingo das 11:30 às 16:00


Fotos: Antonio Montano

bottom of page