top of page

Aplicativo analisa o que acontece com um casal em um primeiro encontro digital

Os primeiros encontros mudaram. Com o aparecimento do novo coronavírus e da necessidade do distanciamento social para diminuição do contágio, como é conhecer alguém pela primeira vez sem sair de casa? O Badoo, maior app de relacionamento do mundo, se propôs a entender quais sentimentos estão envolvidos nessa experiência a partir de análises comportamentais.


As experiências dos casais revelaram muitas semelhanças e diferenças com os encontros da vida real. (foto: FreePik)

A campanha Primeiros Encontros Digitais convidou a usuária do Badoo Mariana Paes, de 28 anos, a realizar três primeiros encontros por chamada de vídeo. Os vídeos dos encontros foram analisados e comentados pelo especialista em linguagem corporal, investigador profissional e produtor de conteúdo no Canal Metaforando, Vitor Santos, e serão divulgados no Youtube do Badoo Brasil a partir de hoje.


“Achei muito surpreendente conseguir sentir a energia da pessoa mesmo à distância. Essa nova proposta funcionou muito bem e me surpreendeu em como foi possível dar risadas e me divertir. Depois dessas experiências posso dizer que estou mais aberta a desconstruir preconceitos sobre relacionamentos digitais antes de tentar algo novo, porque eu não imaginava que poderia ser tão legal e foi”, conta Mariana, que teve primeiros encontros por chamada de vídeo com Igor, Caio e Léo.


As experiências dos casais revelaram muitas semelhanças e diferenças com os encontros da vida real para Vitor Santos: “As interações, presenciais ou virtuais, são similares por proporcionar um momento único. Muitas vezes tudo que queremos é apenas conhecer mais sobre a outra pessoa, saber seus gostos, costumes, rotina e tudo isso é facilmente transmitido numa conversa boca a boca, por mensagens de texto ou ainda por uma chamada de vídeo. Entre as diferenças, acredito que há mais quantidade de informações sensoriais que conseguimos captar conversando com uma pessoa ao vivo, e isso é o que mais afasta essas experiências uma da outra. Como tudo indica que iremos ter um menor fluxo de encontros presenciais, pelo menos num futuro breve, ter a opção de fazer uma espécie de “triagem” ou “filtro inicial” para decidir se você irá mesmo correr o 'risco' de se encontrar pessoalmente com alguém, pode vir a ser uma ótima opção, uma espécie de ‘primeiro passo’ nas relações que iremos (ou não) estabelecer com outras pessoas”, comenta o especialista.


Para o Badoo, experiências como essa servem de inspiração para que outras pessoas possam imergir nesse novo modelo de namoro virtual. Em uma pesquisa recente com os usuários do aplicativo no Brasil*, 62% dos entrevistados admitem ter mudado seu comportamento na paquera online desde o início da período de distanciamento social. Dentre esses, 77% estão dispostos a conhecer melhor outras pessoas e 54% se disseram interessados em terem encontros digitais.


“Toda experiência de conexão é única. Entender como ocorrem os primeiros encontros digitais nos mostra que, mesmo à distância, é possível ter sentimentos verdadeiros. Neste momento de distanciamento social temos percebido a tendência das pessoas mergulharem mais a fundo na decisão de conhecer melhor alguém e uma prova disso é que, apenas na primeira semana de maio deste ano, 21 mil usuários deletaram suas contas no Badoo com a justificativa de terem encontrado alguém*”, comenta Martha Agricola, Diretora de Marketing do Badoo.


Assista abaixo ao vídeo da análise do encontro por Vitor Santos:

bottom of page