top of page

Exposição imersiva "Oceano Sem Fronteiras" estimula uso sustentável dos recursos marinhos

Até o dia 30 de julho, o Museu Catavento abriga a exposição interativa e imersiva "Oceano Sem Fronteiras". Uma experiência lúdica que mostra a grandiosidade dos mares e suas profundezas, propondo reflexões sobre como podemos garantir uma relação sustentável e saudável com esse ecossistema. A exposição acontece dentro da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável estabelecida pela ONU (2021 - 2030).

Oceano Sem Fronteiras no Museu Catavento
Instalação em parceria com Ministério da Cultura e Enauta fica no Museu Catavento até o dia 30 de julho. (foto: Renato Mangolin)

Por meio de projeções, o público faz um mergulho no fundo do mar e pode interagir com seres marinhos para entender como é possível proteger o Oceano. A exposição conta conteúdos diversos, mapas e painéis sobre a economia oceânica, o litoral brasileiro, a relação dos humanos com o mar, e alerta para os problemas que afetam a biodiversidade com consequências para toda a população. No Museu Catavento, a exposição ficará localizada na ala 3 do Claustro, próximo ao Borboletário.


"Mais do que levar à nossa audiência arte, ciência e tecnologia, queremos engajar o público chamando-o à ação em relação à conservação do Oceano. Nossa ideia é que o visitante tenha diferentes sensações e reflexões em relação aos mares: seja por sua beleza e biodiversidade, por seus segredos e mistérios, por seus problemas e suas consequências - e buscando soluções para esses dois últimos temas", afirma Eduardo Carvalho, curador da exposição.

O Oceano também é delas

De acordo com o Relatório "The Global Ocean Science", 39% dos pesquisadores de ciência oceânica em todo o mundo são mulheres. No Brasil, por exemplo, elas representam 50% ou mais no total de cientistas que estudam os mares.


Para abordar a importância da presença das mulheres nestes espaços e potencializar ações e ideias pela proteção dos oceanos sob a ótica feminina, a exposição apresenta, em parceria com a Liga das Mulheres pelo Oceano, uma pesquisa com dados do mercado de trabalho, problemas e soluções para que as novas gerações tenham uma nova perspectiva de futuro. A consultoria científica é de Leandra Gonçalves, cientista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e integrante da Liga.


Uma experiência totalmente imersiva e interativa. (foto: Renato Mangolin)

Você já conhece o Museu Catavento?

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, foi inaugurado em março de 2009 e tem 219 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade).


Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.


Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial. Mais informações


Serviço: Exposição "Oceano sem Fronteiras"

Data: 16 de Junho a 30 de Julho Local: Museu Catavento Endereço: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo - SP Ingressos Museu Catavento: Inteira R$ 15,00 e Meia R$ 7,50 (das 9h às 16h) Dias de Funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 17h *Gratuidade às terças-feiras e para instituições públicas, em qualquer dia da semana, mediante solicitação via ofício

bottom of page