top of page

Próxima edição do "Quintas pela Democracia" acontece no Bar da Dona Tati

Na quinta-feira, 4 de maio, às 19 horas, no Boteco da Dona Tati, zona oeste da cidade, a população está convidada a participar de uma edição especial do Quintas pela Democracia, noites regadas a boa comida e boa prosa — que terminam sempre com uma roda de samba — para a ampliação do diálogo com a sociedade sobre política de drogas.

Roda de conversa reúne mães acontece no dia 4 de maio para um diálogo sobre a política de drogas. (foto: Divulgação/ Iniciativa Negra)

Em um ambiente de escuta e acolhimento, o encontro do dia 4 chama à mesa mães que, de alguma forma, tiveram suas vidas atravessadas pela atual política de drogas do país, e que por muitas vezes são discriminadas e invisibilizadas em seu dia a dia.

Estão confirmados para a roda de conversa a cofundadora da Iniciativa Negra e gestora da Rede Plataforma Brasileira de Política de Drogas Nathalia Oliveira, a gastrônoma, microempreendedora e sobrevivente do sistema prisional Desireé Mendes, a presidenta do Centro de Convivência É de Lei, coordenadora do projeto Respire de Redução de Danos e fundadora da Casa Chama Matuzza Sankofa, a conselheira do Comitê PopRua em 2021 e líder no trabalho de redução de danos e apoio à população em situação de rua na Cracolândia Janaína Xavier, a fundadora e coordenadora geral do movimento Mães de Maio e pesquisadora do Centro de Antropologia e Arqueologia da Unifesp Debora Maria Silva e o articulador político do projeto Amparar e da Agenda Nacional pelo Desencarceramento Fábio Pereira.

Na data, haverá ainda o pré-lançamento de uma pesquisa inédita da Iniciativa Negra, que apresenta um levantamento nacional das políticas de reparação destinadas às populações vulneráveis dos territórios afetadas pela política nacional de drogas, e análises que trazem, além da denúncia, reflexões sobre a necessidade de garantir justiça reparatória a essas pessoas.

Estas noites fazem parte do Boteco Brasileiro de Política de Drogas, ação criada pela Iniciativa Negra, Plataforma Brasileira de Política de Drogas, Centro de Convivência É de Lei, Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e Editora Dandara, para colocar a pauta da política de drogas no cerne das discussões sobre direito à saúde, redução de danos e cuidado, segurança pública, educação e assistência social.

É possível saber mais sobre a agenda de eventos do Boteco Brasileiro de Política de Drogas, no site da Iniciativa Negra e no perfil oficial da organização no Instagram.

Sobre a Iniciativa Negra Por Uma Nova Política sobre Drogas

A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas é uma organização da sociedade civil que atua, desde 2015, pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy em Direitos Humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas.

Serviço

Quintas pela Democracia

Data: 04/05/23

Horário: 19h

Local: Boteco da Dona Tati

Endereço: Rua Conselheiro Brotero, 506 - Barra Funda, SP

Comentarios


bottom of page